A Santa Casa de Paranavaí recebeu, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), um grande lote de insumos do Programa Verão Paraná. A princípio, deveriam ser contempladas apenas as unidades de saúde do Porto Maringá, Porto Natal, Porto Rico e Porto São José, onde estão localizadas as praias de água doce na região. “Mas o Governo do Estado implementou o programa este ano e permitiu atender a Santa Casa de Paranavaí, que é a unidade de referência para a região”, explica o diretor da 14ª Regional de Saúde, Nivaldo Mazzin, durante a entrega dos produtos.
De acordo com a Sesa, a área da saúde da Operação Verão Maior da temporada de férias recebeu um grande investimento em relação aos anos anteriores. Estão sendo destinados R$ 5,6 milhões para reforçar e qualificar o atendimento à saúde nos municípios paranaenses que recebem muitos turistas no verão. O valor é R$ 900 mil a mais do que foi direcionado na última operação.
Segundo a técnica responsável pelo projeto na área da 14ª RS, Maria da Penha Francisco, a Operação Verão Maior “permite um período de férias tranquilo aos paranaenses e aqueles que vêm conhecer o litoral e as praias de água doce. Este projeto tem como objetivo qualificar o atendimento à população flutuante nos municípios paranaenses, em virtude do afluxo populacional excepcional, historicamente observado no período de final de ano e férias escolares em alguns municípios do Estado”.
Explica que o projeto, que envolve também outras secretarias, assegura segurança, atendimento à saúde, infraestrutura adequada e lazer, tornando as regiões turísticas do Paraná em locais atrativos, com geração de emprego e renda para a população, e melhorando a infraestrutura dos municípios para o acolhimento dos turistas.
A técnica observa que além das ações de vigilância em saúde a busca é por qualificar os atendimentos que se fizerem necessários nos hospitais. “A Santa Casa, por se tratar de hospital referência, passou este ano a receber apoio com insumos e materiais, uma vez que em caso de situações que aconteçam nos municípios e que pela gravidade da situação exijam uma demanda maior de cuidado, vai atender e dar suporte. Assim nada mais justo que o hospital também seja contemplado”, explica.
Ao receber os insumos, o diretor-geral da Santa Casa, Héracles Alencar Arrais, destaca a sensibilidade do Governo do Estado, especialmente da Sesa. “O repasse destes insumos é mais uma demonstração de reconhecimento da importância da Santa Casa para a região. O governador Ratinho Júnior, o secretário Beto Preto e toda a equipe da 14ª Regional de Saúde têm sido grandes parceiros da Santa Casa. Esta é uma ajuda substancial que estamos recebendo e que vai fazer a diferença, pois estamos atravessando uma fase difícil”, diz ele.
Entre os insumos repassados à Santa Casa estão cânula de traqueostomia, conjunto neonatal para colostomia, eletrodo de agulha concêntrica, sondas álcool, toucas descartáveis, kit cateter duplo, máscaras PFF2, seringas descartáveis, teste rápido, agulhas com dispositivo de segurança e descartáveis e luvas de procedimento.
No ato de entrega, além de Arrais, Mazzin e Penha estiveram presentes também o gerente financeiro da Santa Casa, Marcelo Cripa, Walter de Sordi, Jose Alves, ambos da Vigilância Sanitária da 14ª RS, e Samira Pereira, da Vigilância Epidemiológica.