Vinte e quatro horas sem mortes por Covid-19. Os registros da Santa Casa de Paranavaí mostravam ontem uma realidade que tem dado a dimensão da importância da vacinação. Com o avanço da aplicação das doses, o número de casos da doença e o fluxo de pacientes com sintomas graves e que necessitam de internação hospitalar estão caindo.
Ontem, a taxa de ocupação de leitos de UTI estava em 50%. Eram 16 pacientes, sendo 12 na terapia intensiva e quatro na Enfermaria. Nas últimas quatro semanas, índices mais elevados do que os de ontem foram registrados somente nos dias 23 de julho e 3 de agosto, 54% dos leitos de UTI; e no dia 22 de julho, 58%.
Também na quinta-feira, a Prefeitura de Paranavaí havia confirmado nove casos de Covid-19 no prazo de 24 horas, um dos menores números da pandemia. A redução motivou a mudança no horário de atendimento na Unidade Básica de Saúde do Centro, referência para casos suspeitos da doença. Aos sábados, as portas estarão abertas das 7h às 13h e não mais 19h.
O Boletim Covid de Paranavaí apontava, ontem, 13.779 casos acumulados desde o início da pandemia, em março do ano passado. Desse total, 13.449 pessoas passaram dos 14 dias de início dos sintomas e estão fora do período de transmissão da doença.
Considerando a necessidade de manter o esquema vacinal atualizado e seguir com os números em queda, a Secretaria de Saúde de Paranavaí fará, neste sábado, um mutirão para a aplicação da segunda dose do imunizante em todas as pessoas dentro do prazo indicado no Cartão de Vacina ou em atraso. Será no Centro de Eventos, das 8h às 14h. Ao Diário do Noroeste, a médica da Secretaria de Saúde Luciane Brunholi Xavier Dal Ponte disse que é fundamental que as pessoas sejam vacinadas.