Ao menos dois colégios de Paranavaí que funcionam como locais de votação neste domingo (6) registraram santinhos de candidatos espalhados em frente aos prédios. A prática é considerada propaganda irregular e está proibida no Brasil no dia da eleição.
O Colégio Estadual Silvio Vidal, no Jardim São Jorge, tinha a maior quantidade de santinhos espalhados no entorno da instituição. No Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto (Unidade Polo), no Jardim Nakamura, também foram encontradas propagandas de candidatos espalhadas pelo chão.
Pela manhã, a tenente da Polícia Militar (PM) Bruna Fernandes informou que foram registrados alguns boletins de ocorrência relacionados ao derrame de santinhos em Paranavaí. Mas, segundo ela, não houve relatos de incidentes graves.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, pessoas flagradas fazendo o derramamento de santinhos em vias públicas próximas aos locais de votação podem ser detidos e multados, conforme previsto no art. 87 da Resolução nº 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no art. 39 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).