REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
“Com a participação ativa de todos os setores da sociedade, é possível estabelecer políticas públicas mais eficientes e promover o desenvolvimento econômico e social de forma inclusiva e equilibrada.” A afirmação é da Comissão Preparatória da 1ª Conferência Extraordinária Municipal de Santo Antônio do Caiuá, evento marcado para sexta-feira (5), às 14h, na Casa da Cultura.
O tema será “O Plano Diretor e a participação social”. O lema, “O papel do Conselho da Cidade”. De acordo com a Comissão Preparatória, a Conferência é “um marco para o município, uma vez que é a primeira realizada na cidade”.
Os debates se dividirão em dois eixos: o Plano Diretor como instrumento de desenvolvimento municipal e o papel do Conselho da Cidade.
Os integrantes da Comissão Preparatória explicam que o Plano Diretor é um instrumento de planejamento urbano que tem como objetivo orientar o crescimento da cidade, estabelecendo regras para o uso do solo, a criação de áreas verdes e de lazer e a implantação de infraestrutura urbana, entre outras questões.
A participação dos moradores na elaboração do Plano Diretor é apontada como fundamental, uma vez que tem o foco na inclusão e na promoção de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida de toda a população. “É um importante passo para a construção de um futuro mais justo e sustentável para a cidade.”
Durante a 1ª Conferência Extraordinária Municipal de Santo Antônio do Caiuá serão aprovados os nomes para compor o Conselho da Cidade, que deverá conter obrigatoriamente pelo menos 50% de representantes da sociedade civil, “o que demonstra a preocupação em envolver todos os setores nas decisões sobre o futuro do município”.
O evento contará com a presença de autoridades municipais e lideranças comunitárias, sendo aberto à participação de toda a população.