REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Uma cidade mais segura exige investimentos em ferramentas de prevenção ao crime. É o que o prefeito de Santo Antônio do Caiuá, Gabriel Fachiano, está fazendo com a instalação de câmeras de monitoramento.
Com recursos financeiros próprios, aproximadamente R$ 250 mil, a Administração Municipal adquiriu equipamentos de vigilância que funcionarão 24 horas por dia, cobrindo pontos estratégicos, por exemplo, os acessos ao perímetro urbano.
Por estar em uma região de divisa com o Estado de São Paulo e a caminho de Mato Grosso do Sul, o município pode servir como rota do tráfico ou de fuga. O uso de câmeras permitirá identificar veículos e pessoas em situações suspeitas, tornando os trabalhos das forças de segurança mais céleres e eficientes.
Da mesma forma, a ideia é reduzir as possibilidades de furtos e roubos. As imagens do sistema de monitoramento permitirão coibir crimes e efetuar prisões em flagrante.
A central de vigilância será no destacamento da Polícia Militar, com servidores do próprio município responsáveis por acompanhar as transmissões ao vivo. De acordo com o prefeito, os funcionários foram devidamente capacitados.
Há câmeras com alcance e nitidez suficientes para a leitura de placas de automóveis a longa distância e outras do modelo speed dome, com giro de 360 graus.
Numa etapa seguinte, disse Fachiano, a Prefeitura de Santo Antônio do Caiuá deverá licitar a compra de novas câmeras e instalar placas de identificação por todo o município, indicando diferentes locais e vias de acesso, tanto na área urbana quanto na rural.