(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EDUCAÇÃO

São João do Caiuá alcança melhor índice de alfabetização entre municípios da região

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou recentemente o resultado das avaliações de desempenho das escolas públicas no processo de alfabetização infantil. São João do Caiuá obteve o melhor resultado entre os 21 municípios do Noroeste do Paraná atendidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí.

Se a meta do governo federal é alcançar 80% de alunos alfabetizados até 2030, São João do Caiuá se antecipou e atingiu a marca de 93,3%. O índice é referente aos alunos que estavam no segundo ano do ensino fundamental em 2023.

Stefan Pauka comemorou o resultado e destacou o papel de toda a comunidade escolar
Foto: Arquivo DN

A nota divulgada pelo Inep representa a soma de três provas aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC) – em março, junho e novembro.

Em São João do Caiuá, 95 alunos da Escola Municipal Maria Cernaki participaram das provas e mostraram os conhecimentos adquiridos em diferentes aspectos da linguagem que possibilitam a compreensão de palavras e números e tornam a comunicação eficaz.

O prefeito Stefan Pauka comemorou o resultado. “Saímos do ranking dos 10 piores pisos salariais de professores em 2018 para o ranking das 12 melhores cidades em alfabetização. Valorização e investimento em educação é uma característica desta gestão.”

A conquista reflete a qualidade no sistema de ensino e eleva as possibilidades de os estudantes avançarem com sucesso nos anos subsequentes. “Esse mérito é de toda a equipe da educação de São João do Caiuá, em especial da Escola Municipal Maria Cernaki, da direção, da coordenação, dos professores, do secretário, dos zeladores, das merendeiras e dos motoristas”, disse o prefeito.

Pauka lembrou que os alunos avaliados pelo MEC em 2023 não participaram de atividades pré-escolares presenciais durante a pandemia de Covid-19, e mesmo assim se mostraram preparados e superaram as expectativas.

A título de comparação, São João do Caiuá superou as médias nacional e estadual de alfabetização, respectivamente 56% e 73%.

Provas avaliam aspectos da linguagem que possibilitam a compreensão de palavras e números
Foto: Arquivo DN
Compartilhe: