São Pedro do Paraná está entre os municípios paranaenses que receberão serviços de esgotamento sanitário por meio de parcerias público-privadas (PPP). Os contratos foram formalizados na última segunda-feira (13), em cerimônia que contou com a assinatura entre a Sanepar e as três empresas vencedoras do leilão realizado em setembro de 2024.
“Temos muito trabalho a fazer junto à Sanepar e à empresa que irá prestar os serviços em nossa cidade para alcançarmos 100% de coleta e tratamento sanitário. Essa parceria público-privada será fundamental para atingirmos esse objetivo”, destacou o prefeito Vanderlei Caetano de Castro.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
A concessão, válida por 24 anos, prevê a universalização do esgotamento sanitário em 112 cidades do Paraná. O investimento total será de R$ 2,1 bilhões para obras de implantação e ampliação dos sistemas, com outros R$ 2,3 bilhões destinados à operação e manutenção dos serviços. A meta é alcançar 90% de cobertura, conforme estipula o novo marco legal do saneamento, até 2033.
O diretor-presidente da Sanepar, Wison Bley, enfatizou a importância do modelo para acelerar o processo de universalização. “A expertise da Sanepar, somada à perspectiva de os parceiros trazerem novas tecnologias e modelos, permitirá que o Paraná seja o primeiro estado a alcançar a universalização do saneamento”, afirmou.
Além de implementar ou expandir os sistemas de esgotamento sanitário, as empresas concessionárias serão responsáveis pela manutenção e operação dos serviços. Nos próximos seis meses, ocorrerá um processo de transição, durante o qual as equipes das parceiras acompanharão o trabalho da Sanepar para garantir a continuidade e eficiência das atividades.