Cibele Chacon
Da Redação
Nas eleições municipais de 2024, São Pedro do Paraná terá dois candidatos na disputa pela Prefeitura. De um lado, o empresário Caetano (PL) lidera a coligação “Mudança e Transparência”, enquanto Zé Nego (PSD), servidor público aposentado, encabeça a coligação “Na Certeza do Caminho Certo”. Além da corrida à Prefeitura, o município terá 35 candidatos concorrendo ao cargo de vereador, sendo 12 mulheres.
Caetano – Coligação Mudança e Transparência
Caetano, natural de Maringá, é empresário e está concorrendo pela coligação “Mudança e Transparência”, com uma proposta focada em saúde e habitação. Ele acredita que o município está carente nessas áreas há anos. “Nós temos um grupo político que já está à frente do município há 20 anos praticamente, e a gente percebe a carência na área da saúde, na área da habitação, entre outras áreas”, afirma.
Entre suas propostas, Caetano destaca a implementação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, garantindo atendimento médico integral à população. “Já conseguimos nos adiantar e trazer essa UPA, onde vamos poder ter médico 24 horas, para não ter que levar as pessoas para fora por assuntos corriqueiros”, explica. Além da saúde, a habitação é uma de suas principais bandeiras. O candidato acredita que pode fazer mais pela cidade ao utilizar sua experiência como gestor e suas conexões políticas, citando parcerias com deputados federais e estaduais.
Outro ponto forte do plano de governo de Caetano é o turismo, com foco em Porto São José. “Nós temos as praias mais bonitas da região, entendemos que elas são subaproveitadas. Queremos fomentar o turismo, criar a marca Porto São José para gerar emprego e renda”, afirma.
Zé Nego – Coligação Na Certeza do Caminho Certo
Zé Nego, natural de São Pedro do Paraná, tem uma trajetória ligada ao serviço público. Com ensino médio completo e uma carreira como servidor público civil, agora aposentado, ele busca a Prefeitura com o compromisso de dar continuidade a um trabalho focado na gestão transparente e participativa. Em sua coligação com o Progressistas, o candidato enfatiza a importância de estruturar as finanças do município para garantir equilíbrio entre gastos e arrecadação, essencial para o desenvolvimento sustentável.
Segundo texto do seu plano de governo “o trabalho conjunto para estruturar as finanças da prefeitura é muito importante. Com uma base sólida, é possível avançar de forma sustentável em áreas como Educação, Saúde, Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Assistência Social”, destaca. Ele defende que seu plano de governo contempla tanto o Distrito de Porto São José quanto os bairros da cidade, com foco em uma gestão que envolva a população de forma participativa.