(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Saúde abre inscrições online para palestra gratuita sobre gravidez na adolescência

De 1º a 8 de fevereiro acontece a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A data, instituída pela Lei nº 13.798/2019, tem o objetivo de promover uma série de ações de conscientização e discussão sobre o tema, fomentando a disseminação de informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Em Paranavaí, a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação do programa Saúde do Adolescente, vai promover uma palestra para profissionais que atuam com o público adolescente em Paranavaí, seja da área da Saúde, Educação, Assistência Social ou outros segmentos. O tema “Gravidez na adolescência: o papo é reto!”, será abordado pela médica psiquiatra Dra. Alessandra Diehl.

A palestra será realizada no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca, no dia 1º de fevereiro, às 14h30. A participação é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição on-line até o dia 31 de janeiro, através do link: https://www.sympla.com.br/palestra-gravidez-na-adolescencia-o-papo-e-reto__1453736

 

Gravidez na adolescência – Os adolescentes – indivíduos com idades entre 10 e 20 anos incompletos – representam entre 20% e 30% da população mundial; estima-se que no Brasil essa proporção alcance 23%. Dentre os problemas de saúde nessa faixa etária, a gravidez se sobressai em quase todos os países e, em especial, nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

A taxa de gestação na adolescência no Brasil é alta, com 400 mil casos/ano. Quanto à faixa etária, os dados revelam que em 2014 nasceram 28.244 filhos de meninas entre 10 e 14 anos e 534.364 crianças de mães com idade entre 15 e 19 anos. Esses dados são significativos e requerem medidas urgentes.

Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo. Questões emocionais, psicossociais e contextuais também contribuem, inclusive para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde, englobando o uso inadequado de contraceptivos. (com informações da Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria)

Compartilhe: