(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Saúde avalia como positiva a primeira semana de vacinação contra a gripe

Objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação

REINALDO SILVA

Da Redação

A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 1º de abril em todo o Paraná e garantiu resultados positivos em Paranavaí, conforme avaliou a coordenadora de imunização, Gazieli Neves Barbaço: “Para os primeiros quatro dias, foi muito bom, principalmente porque percebemos uma procura maior dos idosos”.

A primeira remessa de vacinas enviada a Paranavaí continha 2.800 doses, das quais 2.016 foram aplicadas no período de 1º a 4 de abril.

Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.

A distribuição do imunizante se deu de forma igualitária, com 200 doses para cada sala de vacina nas seguintes unidades básicas de saúde: Distrito de Graciosa, Campo Belo, 3 Conjuntos, Panorama, Celso Konda, Jardim Maringá, Centro, Distrito de Sumaré, Chácara Jaraguá, Jardim Morumbi, Zona Leste, Ouro Branco, Monte Cristo e Coloninha. Todas atendem das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.

Grazieli Barbaço reiterou que todas as pessoas que pertencem aos grupos prioritários têm direito à vacina gratuita.

Estão na lista crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, idosos a partir de 60 anos, puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, indígenas, quilombolas, pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) sob medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Remessa inicial do imunizante garantiu 2.800 doses para as unidades de saúde de Paranavaí
Foto: Arquivo DN

O Ministério da Saúde ensina que a dose da vacina da gripe leva 15 dias para fazer efeito, portanto, quanto mais cedo se der a aplicação, mais eficaz será a proteção contra os vírus durante os dias mais frios que se aproximam.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação.

As vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde são trivalentes, ou seja, protegem contra três tipos de cepas do vírus Influenza que mais circularam nos hemisférios Norte e Sul, sendo capazes de causar formas graves e óbitos da doença. Dessa forma, existe a possibilidade de ser infectado por uma cepa diferente do que as incluídas na vacina.

Compartilhe: