(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ELEIÇÕES 2022

Saúde e qualificação profissional são prioridades apontadas por Leônidas

ADÃO RIBEIRO

adao@diariodonoroeste.com.br

Médico e candidato a deputado estadual, Leônidas Fávero Neto visitou a redação do Diário do Noroeste anteontem. Ele falou sobre a campanha nesta reta final, destacando as prioridades apontadas pelos eleitores da Região Noroeste do Paraná. Saúde está no topo das reivindicações, mas há também demandas por emprego e renda.

Com a experiência acumulada na saúde pública e, a partir das reclamações das pessoas, o candidato entende que é preciso ampliar a estrutura. Loanda comporta atualmente parte dos atendimentos regionais numa etapa de descentralização. Já a Santa Casa precisa de mais recursos para fazer frente ao fato de que é a unidade de referência do Noroeste.

O postulante defende ainda um debate sobre a gestão plena, modelo pelo qual os municípios assumem toda a estrutura de saúde, desde a atenção básica até as especialidades e casos mais complexos. Neste modelo, os governos (federal/estadual) encaminham recursos e as cidades se organizam a partir dos polos urbanos.

Desenvolvimento – Para gerar trabalho e renda, o candidato aposta no turismo. O setor pode impulsionar a construção civil, a rede hoteleira e outros serviços. Cita que Porto Rico é um exemplo do que pode ser expandido para outras cidades no curso dos rios Paraná e Paranapanema. A cidade tem cerca de 4 mil habitantes e circula riquezas em número muito superior a sua população.

Instigado, concorda que é preciso integrar as instituições de ensino às comunidades. Na prática, significa conversar com a população, identificando demandas do setor produtivo para formar profissionais qualificados que possam permanecer nas cidades de origem. Também o desenvolvimento de novos produtos cabe a essas instituições.

O turismo é ainda uma opção frente à mecanização, inclusive no agronegócio. Por outro lado, o trabalho na lavoura é penoso e muitas vezes encurta a vida profissional no setor. Por isso considera fundamental requalificar para que a pessoa tenha opção de conquistar sua renda em outras ocupações.

Finalizando, Doutor Leônidas analisa que é preciso que o Estado retorne em serviços e progresso o que a Região Noroeste produz. Também defende um projeto permanente de desenvolvimento, nos moldes do que foi feito em oito anos a partir do trabalho de Tião Medeiros, seu aliado nesta campanha.

A entrevista completa do vereador paranavaiense e candidato a deputado estadual Doutor Leônidas está no site do DN: www.diariodonoroeste.com.br.

Compartilhe: