(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Sesa incentiva vacinação extramuros como estratégia para ampliar cobertura contra a gripe no Paraná
Foto: SESA
Sesa incentiva vacinação extramuros como estratégia para ampliar cobertura contra a gripe no Paraná Foto: SESA

PREVENÇÃO

Saúde incentiva vacinação além dos postos

Objetivo é alcançar a população em locais de grande circulação ou de difícil acesso. A mobilização facilita o acesso ao imunizante, especialmente para quem encontra dificuldades em se deslocar até os postos de vacinação durante a semana ou em horário comercial

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) tem incentivado e apoiado os municípios nas ações de vacinação além das unidades de saúde (como em escolas, terminais de ônibus, igresas, empresas, praças, supermercados, etc) como estratégia para ampliar a cobertura vacinal contra a gripe em todo o Estado. A prática consiste em alcançar a população em locais de grande circulação ou de difícil acesso.

A mobilização facilita o acesso ao imunizante, especialmente para quem encontra dificuldades em se deslocar até os postos de vacinação durante a semana ou em horário comercial.

“Essa é uma estratégia fundamental para aumentar a adesão da população e garantir que mais paranaenses estejam protegidos contra a gripe, especialmente os grupos mais vulneráveis, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A Sesa disponibiliza as doses da vacina e orienta tecnicamente os municípios sobre a organização das ações, respeitando os protocolos de segurança e conservação dos imunobiológicos. As secretarias municipais têm autonomia para planejar a logística conforme as realidades locais, com o apoio das Regionais de Saúde.

Ações – Diversos municípios já adotaram a estratégia com sucesso, incluindo Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Campo Mourão, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais e Paranaguá. Recentemente, Iporã promoveu vacinação em um abatedouro de aves; Nova Olímpia levou a imunização a comércios e fábricas de costura; e Cascavel realizou ação em um estádio, ampliando o alcance da campanha e facilitando o acesso dos trabalhadores à vacina.

As ações, em geral, ocorrem todos os dias da semana em horários alternativos, buscando atingir o maior número de pessoas possível. A Secretaria reforça a importância da mobilização das equipes municipais e do engajamento da população.

“É uma medida coletiva de proteção. Ao vacinar, cada pessoa contribui para a proteção da sua comunidade”, afirma a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

Vacinação – A campanha de vacinação contra a gripe segue em todo o Estado. A vacina é segura, eficaz e previne complicações graves, como pneumonias e internações. O imunizante está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. A aplicação é gratuita e acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos pontos extramuros organizados pelos municípios.

Cobertura – Dados do Vacinômetro Nacional mostram que o Paraná registrou a aplicação de 2.419.138 vacinas contra a Influenza, sendo que apenas 41,68% do grupo prioritário de gestantes, crianças e idosos procurou pela imunização. A meta do Ministério da Saúde é atingir 90% de cada um destes grupos. O Estado já recebeu e distribuiu para os 399 municípios 4.188.000 doses. Verifique junto à Secretaria Municipal de Saúde sobre ações no seu município.

Pontos de vacinação em Paranavaí, abrangência da 14ª Regional de Saúde:

Sexta-feira – 6 de junho

Unidas Distribuidoras – período da manhã

Pintebem Tintas – período da manhã

Sábado – 7 de junho

Comércio local – pela manhã

Quarta-feira – 11 de junho

Paço Prefeitura – manhã e tarde

Tamboara – sexta-feira – 6 de junho

APAE – Manhã e tarde.

Compartilhe: