(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Equipamentos foram instalados em pontos estratégicos Foto: Divulgação

DENGUE

Saúde instala ovitrampas para mapear e controlar o Aedes aegypti em Paranavaí

A Prefeitura de Paranavaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou uma nova estratégia de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação consiste na instalação de armadilhas chamadas ovitrampas em residências localizadas em regiões com maior incidência de focos do mosquito.

A nova metodologia, que irá substituir o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), utiliza pequenos potes com uma paleta onde o mosquito deposita seus ovos. As ovitrampas são posicionadas estrategicamente para monitorar a presença do Aedes e, com base nas informações coletadas, intensificar o trabalho das equipes nos locais mais afetados.

“É uma armadilha. Depois de instalada, os agentes retornam entre 5 a 7 dias para recolher as paletas e substituí-las por novas. Esse ciclo se repete com a troca periódica das armadilhas. A estratégia visa reforçar o monitoramento e controle do vetor, tornando mais eficaz o combate ao mosquito e à propagação das doenças”, explicou Tiago Dias, da Vigilância Epidemiológica.

Segundo ele, o objetivo é ampliar o número de localidades atendidas nos próximos meses. “Temos em torno de 400 armadilhas disponíveis e a ideia é estender a ação para outras regiões da cidade”, completou.

Nesta primeira etapa, as ovitrampas foram instaladas nos bairros com maior incidência de dengue: Jardins Ouro Branco, Ouro Verde, Morumbi, Oásis, e nos Conjuntos Francisco Luis de Assis, Geraldo Felippe e Luiz Lorenzetti.

(Assessoria Prefeitura)

Compartilhe: