As mutações do novo coronavírus têm sido motivo de preocupação em todo o mundo e agora uma nova variante foi detectada inicialmente na cidade de Loanda, no Noroeste do Paraná. Nas últimas semanas o município tem tido confirmação de um número expressivo de casos de Covid-19, acima da média das cidades da região.
No boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Loanda nesta terça-feira (14) eram 223 casos ativos, com 20 pessoas internadas e mais 258 casos sendo monitorados. Ao todo desde o início da pandemia são 3.331 confirmações e 51 óbitos. 37 pacientes aguardam resultado de exame. O número de casos ativos é muito maior, por exemplo, que o de Paranavaí (70), que tem quatro vezes a mais o número de habitantes.
“Há algumas semanas percebemos que as coisas estavam mudando. E infelizmente hoje no Hospital Santa Catarina nós temos em média 80% dos leitos de Covid ocupados por pacientes do município”, explicou o vice-prefeito Antônio Gil em entrevista para a Rádio Cidade FM de Loanda. Médico, ele ressalta que os pacientes chegam com sintomas já muito avançados. Outra característica é que a maioria de infectados é de jovens.
“A pedido da 14ª Regional da Saúde não foi permitido que a gente fale qual é esse novo vírus que está circulando, mas eu informo para a população que é gravíssimo, que é uma nova cepa, que não é do Brasil e que está atingindo muitas pessoas. Muito provavelmente essa cepa chegou há pelos menos 40 dias e está se disseminando de uma forma muito rápida”, declarou doutor Antônio Gil, que tem atuado na linha de frente no combate à Covid-19. Ele complementa que muitas pessoas de Loanda viajam para outros centros, inclusive no exterior.
Em contato com a 14ª Regional da Saúde, localizada em Paranavaí, foi informada extraoficialmente a presença dessa nova cepa no município de Loanda, sem outros detalhes. Exames estariam sendo feitos pelo Lacen (Laboratório Central do Estado). Já a área de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa) não confirmou. Em boletim divulgado nesta terça-feira, a Sesa informa 26 casos da variante delta em 14 cidades, incluindo Loanda.
Manter cuidados – Nas redes sociais o vice-prefeito Antônio Gil e a secretária de Saúde Ana Paula Alencar fizeram um apelo à população para que aumente os cuidados em relação ao vírus, como utilização de máscaras, álcool gel e distanciamento social. O médico e vice-prefeito relatou ainda que neste último final de semana servidores da Vigilância Sanitária do município foram vítimas de ameaças pelo trabalho de fiscalização para ver se os estabelecimentos comerciais estão cumprindo o atual decreto de restrições por conta da pandemia.
Na oportunidade as lideranças cogitaram ainda a possibilidade de Loanda passar por mais uma fase de restrições em relação a aglomerações e funcionamento de estabelecimentos se a situação não mudar nos próximos dias. Ontem foi descartada a possibilidade de lockdown, ou seja, de um conjunto de medidas mais rigorosas de confinamento.
A administração local está analisando a continuidade ou não das aulas presenciais com a Secretaria de Educação. Nesta quarta-feira, o COE (Comitê de Operação Emergencial) voltará a se reunir para discutir eventuais medidas.