(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ilustrativa/Ivan Fuquini/Arquivo DN
Foto: Ilustrativa/Ivan Fuquini/Arquivo DN

PROTEÇÃO

Saúde orienta retorno do uso de máscaras em Paranavaí devido ao aumento de casos respiratórios

A orientação é que o uso de máscara seja adotado especialmente em ambientes fechados, locais com aglomeração de pessoas e durante o contato com indivíduos mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranavaí (Sesau) passou a recomendar, a partir desta terça-feira (3), o uso de máscaras de proteção facial em razão do aumento expressivo de casos de síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados no Paraná, incluindo o município.

A orientação é que o uso de máscara seja adotado especialmente em ambientes fechados, locais com aglomeração de pessoas e durante o contato com indivíduos mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, o município registrou crescimento significativo nas consultas médicas por doenças respiratórias nos primeiros cinco meses de 2025. Foram 1.733 atendimentos em janeiro e 5.829 em maio. Um aumento de 236,35%. Também foram confirmados 462 casos de Influenza A, quatro de Influenza B e seis de Covid-19. Outros 825 exames deram resultado negativo.

Segundo a médica Bruna Basso (CRM-PR 33.601), o aumento está relacionado à troca de estação e às variações bruscas de temperatura. “Dados das amostras enviadas ao LACEN indicam alta circulação dos vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR). As crianças são especialmente vulneráveis ao VSR, que responde por até 80% dos casos de bronquiolite e até 60% das pneumonias em menores de 2 anos. Essa alta circulação explica o aumento de casos nessa faixa etária”, explicou.

Vacinação continua sendo a melhor forma de prevenção 

A Sesau reforça que as vacinas contra a gripe e a Covid-19 estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A orientação é se vacinar o quanto antes, já que a proteção se estabelece cerca de 15 dias após a aplicação. Mesmo fora do início da campanha, a vacinação continua eficaz. “A vacina disponível no SUS é segura, não causa gripe e é a principal forma de prevenir complicações, reduzindo o risco de internações e mortes”, reforçou a médica.

Medidas de prevenção

Além da vacinação e do uso de máscaras, outras medidas são essenciais para conter a disseminação dos vírus respiratórios:

  • Usar máscara ao apresentar sintomas gripais;
  • Evitar sair de casa quando estiver doente; se for necessário, usar máscara;
  • Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar (etiqueta respiratória);
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres;
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar álcool em gel;
  • Manter os ambientes ventilados, mesmo nos dias frios;
  • Evitar aglomerações;
  • Evitar contato com pessoas do grupo de risco ao apresentar sintomas;
  • Manter hábitos saudáveis: alimentação equilibrada, hidratação e sono adequado;
  • Não levar crianças com sintomas respiratórios à escola.

Em caso de sintomas como febre, tosse, dor de garganta ou sinais respiratórios, a recomendação é procurar atendimento médico.

Locais e horários de atendimento

•UBSs: das 7h às 17h

•Ponto de Apoio da UPA: das 7h às 22h

•UPA 24h: atendimento 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paranavaí

Compartilhe: