(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANÁ

Saúde promove capacitação para modernizar processos administrativos de compras

A Secretaria estadual da Saúde (Sesa), por meio da Coordenação de Governança em Aquisições (CGOV), realiza nesta segunda e terça-feira (02 e 03) um treinamento para servidores ligados à área administrativa da pasta. O objetivo principal é capacitar e orienta para execução de ações de rotina e, ainda, apresentar as oportunidades e desafios que serão enfrentados com a aplicação da Lei de Licitações (14.133/2021).

O encontro reúne de forma presencial cerca de 160 servidores de todas as regiões do Estado e é transmitido em tempo real, para possibilitar o acesso de todos os colaboradores envolvidos em processos administrativos da instituição. Representantes das 22 Regionais de Saúde, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), do Laboratório Central do Paraná (Lacen), além de outras unidades do Estado participam do curso.

“Nosso objetivo é que os processos de compras e contratações sejam ágeis, claros e seguros. Qualificar ainda mais os servidores nesse processo traz benefícios para todos”, afirmou o secretário César Neves. “Encontros como esse proporcionam um momento de convivência entre os colaboradores que atuam na Secretaria da Saúde e nas diversas regiões do Estado, sendo um caminho para a troca de informações e experiências”.

 

Governança – Durante os dois dias, estará em pauta, também, a gestão dos convênios da Secretaria da Saúde, firmados com o setor público e privado. Uma nova ferramenta de gestão estará à disposição dos servidores ligados à área, para maior clareza na informação, além de atender a necessidade de controle externo no acesso à informação.

“O treinamento envolve todas as nossas unidades, com o pessoal técnico e especializado de cada uma delas. O processo de compras vem diretamente atender o nosso usuário final, que é o paciente. A aquisição e logística na distribuição de medicamentos, por exemplo, faz parte da nossa área”, disse o diretor do Fundo Estadual de Saúde, Adriano Márcio Rissati.

A Coordenação de Governança em Aquisições foi criada em 2019 e é vinculada à Diretoria Administrativa da Sesa. O intuito é atuar nos mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão das aquisições. O que se almeja é que as contratações públicas agreguem valor aos serviços e ações, com riscos aceitáveis.

 

Compras – A Secretaria da Saúde atua na gestão de compras e aquisições de insumos, produtos e serviços para as unidades hospitalares, Regionais de Saúde, hemobancos, laboratórios, áreas administrativas e também de instituições como o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), por exemplo. Este setor organiza as aquisições regulares de aproximadamente 10 mil itens.

“A Governança das contratações públicas toma outra dimensão com a implementação da nova Lei de Licitações, que se torna de uso obrigatório em 2023. Ela traz o instrumento da governança como requisito obrigatório a ser implantado em todos os órgãos públicos”, afirmou o coordenador da CGOV, Milton Proença Junior.

Compartilhe: