A secretária de Educação de Paranavaí, Wanessa Durante, afirmou que o projeto Semeando Leitores complementa a grade curricular da rede municipal de ensino. “Vem ao encontro de tudo que nós aplicamos na escola, ou seja, semear leitores e escritores.” Neste ano, os estudantes tiveram de elaborar uma notícia, gênero estudado em sala de aula.
A participação dos alunos foi elogiada pela secretária. “Tivemos uma preparação diferenciada com eles desde o início do ano, já com uma proposta, a questão da escrita e da leitura. Então, a gente acaba evoluindo um pouco mais. Ficamos muito felizes com o resultado que vimos nos textos selecionados.”
A preparação diferenciada à qual Wanessa Durante se referiu foi para a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino, combinando o desempenho dos alunos e o fluxo escolar. As notas variam de zero a dez, e servem para traçar metas e monitorar o sistema educacional.
Conforme lembrou a secretária, o Diário do Noroeste disponibilizou material de apoio para professores e estudantes, com detalhes sobre as etapas de produção de uma matéria jornalística. “Toda aquela introdução que foi dada do projeto diretamente para os professores ajudou muito.” O concurso, prosseguiu ela, “empolgou os professores, e educadores empolgados trabalham ainda melhor”.




