Na última semana a Prefeitura de Mirador, através da Secretaria Municipal da Educação, ofertou uma formação em primeiros socorros para os profissionais que atuam nas escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs). O objetivo da formação é que os profissionais que constantemente lidam com crianças tenham a capacitação necessária para atuar em situações de emergência.
“Esta formação é muito importante, pois uma ação rápida pode fazer toda a diferença nos casos de engasgamento, acidente, ferimento entre outras. Os primeiros socorros são essenciais e ajudam a salvar uma vida”, declarou o prefeito de Mirador Fabiano Travain.
O ensino de primeiros socorros garante uma maior segurança em situações de emergência, sendo o ideal que toda a população escolar tenha conhecimentos do tema, uma vez que este ambiente é propício a acidentes.
Situações simples, como brincar com os colegas no pátio da escola ou comer um lanche na cantina, podem resultar em acidentes graves envolvendo crianças e adolescentes. Isso inclui quedas, fraturas e asfixia por engasgo, por exemplo. Por essas e outras razões, profissionais que trabalham em escolas precisam conhecer técnicas de primeiros socorros.
Afinal de contas, elas são indispensáveis em momentos de emergência, quando você precisa agir de forma rápida enquanto espera o atendimento médico especializado.
Contudo, apesar de parecer algo óbvio, grande parte da população não conhece procedimentos básicos de salvamento. E isso no ambiente escolar é bastante perigoso, pois esse é um espaço onde o risco de acidentes é extremamente alto.
“Essa é mais uma ação visando proporcionar a segurança e o aumento da qualidade de vida de nossa população, principalmente de nossas crianças”, finalizou o prefeito.