Titular da pasta da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, ela participou de uma cerimônia que homenageou moradores de Planaltina do Paraná com mais de 90 anos
REINALDO SILVA
Da Redação
Quinta-feira (7) foi dia de celebrar a vida, o legado, a contribuição de pessoas nonagenárias com a história de Planaltina do Paraná. A tarde de homenagens reuniu lideranças do município e contou com a participação da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
Ela ressaltou a importância de presentear os idosos. “Quem não reconhece as pessoas que tanto fizeram pela cidade dificilmente consegue reconhecer o valor que tem a vida. É por isso que venho aqui hoje [ontem]. É uma alegria ver esse tipo de iniciativa, que a gente pode inclusive levar como inspiração pra outras cidades.”
A secretária chamou a atenção para as políticas públicas desenvolvidas pelo governo do estado em favor da população acima dos 60 anos. Citou como exemplo o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na quarta-feira (6), que institui o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa.
“É uma lei que traz obrigações para o estado no sentido do cuidado, da valorização das pessoas idosas, do respeito, auxiliando os municípios a se prepararem para acolher as pessoas à medida que envelhecem.”
O desafio, disse a secretária, é oportunizar condições para que esse grupo da população tenha vida ativa e saudável, perto da família e com autonomia.
A estimativa é que em 2030 o número de paranaenses acima dos 60 anos supere, pela primeira vez, a quantidade de crianças abaixo dos 14 anos. Isso é resultado de dois fenômenos, apontou a secretária: “As pessoas estão vivendo mais, em função da melhor qualidade de vida, da medicina, da tecnologia, das inovações. Por outro lado, as mulheres estão tendo menos filhos”.
HISTÓRIA VIVA – O prefeito de Planaltina do Paraná, Celso Maggioni, explicou por que homenagear os nonagenários. “Eles são a história viva do município. Pessoas que chegaram há 90 anos e que ainda moram aqui e trazem toda essa experiência de vida, carregada de coisas boas e ruins, mas lutando sempre pelo melhor de Planaltina do Paraná.”
Foto: Gustavo Romano
A primeira-dama Lucia Maggioni, idealizadora da homenagem aos moradores com 90 anos de idade ou mais, resumiu o sentimento ao ver tantas pessoas participando do evento: “É uma gratidão muito grande poder presentear as pessoas da nossa comunidade, que fizeram parte da história, que trouxeram nossos costumes, nossa cultura e o jeito de ser de Planaltina do Paraná. Hoje a casa está cheia, e nós estamos com o coração transbordando de alegria”.
A homenagem aos nonagenários foi dividida em duas etapas. A primeira contemplou 17 pessoas, que receberam em casa a placa com o reconhecimento pela dedicação ao município. A segunda, na tarde de ontem, contemplou mais 22 moradores.
Comentários 0