REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Até junho deste ano a Unidade Básica de Saúde Celso Konda, na Vila Operária, se tornará ponto de apoio da Farmácia Municipal e oferecerá todos os medicamentos disponíveis na rede pública de saúde de Paranavaí.
O anúncio foi feito pela secretária de Saúde, Andréia Vilar, durante pronunciamento na Câmara de Vereadores, na última segunda-feira (17). Ela foi convidada pelos parlamentares para prestar esclarecimentos sobre os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal.
Na ocasião, Andréia Vilar disse que a equipe trabalha na estruturação da UBS Celso Konda para iniciar os atendimentos o mais rapidamente possível. A abertura do ponto de apoio será possível graças à parceria da Secretaria de Saúde com instituições de ensino superior. Trata-se de um projeto-piloto que está sendo formalizado pelo departamento jurídico da Prefeitura.
Em síntese, o governo municipal disponibiliza a estrutura física da UBS e servidores efetivos, enquanto as instituições de ensino fornecem equipamentos e mobiliário para acomodar os estudantes e seus supervisores no cumprimento da carga horária de atividades obrigatórias para a conclusão do curso de graduação.
A escolha da UBS Celso Konda para ser ponto de apoio da Farmácia Municipal é explicada pela abrangência territorial estratégica, compreendendo toda a região da Vila Operária e dos jardins Simone e Santos Dumont. Outro ponto destacado pela secretária de Saúde é que a UBS está situada em uma área residencial de população vulnerável.
A distribuição gratuita de medicamentos na Vila Operária permitirá que os pacientes tenham acesso mais fácil ao serviço, não sendo necessário se deslocar até a unidade central da Farmácia Municipal.