É possível antecipar a segunda dose da vacina contra a Covid-19? A secretária de Saúde de Paranavaí, Andréia Vilar, afirma que sim, mas explica que somente em casos específicos. Uma das situações citadas por ela é quando o morador precisa viajar para fora do Brasil e o país de destino exige que o quadro de imunização esteja completo, ou seja, que o visitante tenha recebido as duas aplicações. “Caso contrário, é preciso esperar os 84 dias de intervalo.”
Quem tomou a Pfizer também poderá antecipar a segunda dose e em vez dos 84 dias terá a aplicação de reforço no prazo de 56 dias. Mas atenção: vale somente para as pessoas que iniciaram o esquema vacinal após o dia 17 de setembro. Se a primeira dose foi aplicada antes dessa data, segue o período de 84 dias de intervalo.
Ontem, a Prefeitura de Paranavaí iniciou a terceira dose para idosos com 70 anos de idade ou mais, sendo necessários 60 dias após a segunda aplicação. O grupo de imunossuprimidos, que inclui pacientes de hemodiálise e soropositivos, entre outras classificações, deverá receber a terceira aplicação a partir de sexta-feira (24), e o intervalo mínimo para o reforço é de 28 dias após a segunda dose.
Quanto ao público de 12 a 17 anos, Andréia Vilar explicou que depende da programação dos governos Federal e Estadual. A previsão é que a remessa destinada aos adolescentes de 17 anos chegue a Paranavaí na próxima semana, assim, a partir do dia 28 de setembro já será possível imunizar esse público. O avanço de faixas etárias depende de autorização da Secretaria de Estado da Saúde, seguindo o Plano Nacional de Imunização.
Andréia Vilar fez as explicações durante transmissão de um vídeo ao vivo pela internet ontem. O material completo está disponível na página da Prefeitura de Paranavaí no Facebook. (Reinaldo Silva)