No sábado (08), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Call Center, realizou um mutirão para atendimento multiprofissional de pacientes hipertensos e diabéticos, na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Carli, das 8h às 17h. A ação no município faz parte do “Programa Previne Brasil” e tem como objetivo atender pacientes com essas doenças e que, por algum motivo, não tenham procurado o serviço de saúde há mais de seis meses.
Na mesma ocasião, nas UBS’s de Guarapuava, o Call Center, fez o atendimento a esses pacientes (hipertensos e diabéticos) que neste mesmo período (6 meses) não procuraram o acompanhamento. O contato foi realizado via telefone e posteriormente, serão realizadas as consultas por um profissional da área, que faz parte da equipe multifuncional. A partir de então, serão feitos agendamentos das consultas de enfermagem na UBS de referência do paciente.
A coordenadora do Call Center, Yisbet Bebert Diaz, comentou que o trabalho realizado nas UBS’s é importante porque resgata todos os pacientes que não estão indo às consultas, principalmente aqueles que há mais de seis meses não têm o acompanhamento necessário para a prevenção dos eventos causados pela hipertensão e diabetes.
“Entendemos que hipertensão e diabetes são duas comorbidades de alto risco para o desenvolvimento de eventos cardiovasculares, cerebrovasculares. Então, esse acompanhamento precisa ser contínuo. E essa avaliação multiprofissional é muito importante, onde o paciente vai ser avaliado globalmente, desde a parte nutricional, de saúde mental, a parte de esforço físico, a avaliação clínico funcional do idoso, até a classificação e estratificação do pé diabético. Esses pacientes, às vezes, temos como prevenir o aparecimento de úlceras e lesões de pé diabético, por meio do acompanhamento”, salientou Yisbet.
“World Retina Day”
Também, no mesmo dia, ocorreu a ação dos alunos de medicina da Liga Acadêmica de Oftalmologia do Centro Universitário Campo Real, em parceria com o Dia Mundial de Prevenção das doenças da retina. Os pacientes hipertensos e diabéticos passaram pelo atendimento dos alunos e de sua preceptora, a professora e médica oftalmologista, Eliana Pires. A ação tem relação com o “Programa Hiperdia” que tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos, a fim de que, pelo cuidado especial consiga-se fazer um controle das doenças e ter a garantia de uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
“A nossa parceria é com o “World Retina Day”, que é o dia mundial de prevenção das doenças da retina. Nós temos aí, os pacientes da rede que fazem parte do “Programa Hiperdia”. São os pacientes diabéticos e os pacientes que são hipertensos. Tanto a diabetes quanto a hipertensão, podem alterar os vasos da parte mais interna do olho, que é a retina. Então, a nossa finalidade hoje é orientar com relação aos cuidados da visão para pessoas que tenham essas patologias e realizar um exame de fundoscopia, ou seja, um estudo do fundo do olho, para podermos verificar se já está tendo alguma alteração vascular ou ainda não, e fazer os demais esclarecimentos a eles”, comentou a médica, Eliana Pires.
Dia D do “Outubro Rosa”
Ainda no sábado, a UBS Vila Carli contou com a ação Dia D, do “Outubro Rosa”, onde foram feitos exames citopatológicos nas mulheres como prevenção ao câncer de mama. As ações envolvendo o “Outubro Rosa” ocorreram em várias UBS’s do município.
A coleta tanto de preventivo, quanto de pedido de mamografia, ocorre todos os dias, anualmente. No mês de outubro o alerta é intensificado por conta da campanha do “Outubro Rosa”, mas é orientado sobre a importância de que a mulher deve se preocupar com isso todos os meses do ano, não somente no mês de outubro.
A enfermeira, Gabriela Pascoal, ressalta a importância da ação e lembra que algumas UBS’s estarão atendendo em horário estendido neste mês.
“A importância é o diagnóstico precoce. Quanto antes a gente descobrir, mais fácil é o tratamento. Então, nas terças e sextas-feiras, durante o mês de outubro, vamos ter atendimento das 17h às 21h. Claro que se tiver mulheres, ainda podemos estender ainda mais esse horário e continuar a coleta dos pedidos de exames. A gente só salienta sobre a importância de que cada mulher procure a sua unidade de referência, para que não sobrecarregue nenhuma das UBS’s. É mais rápido para o resultado chegar e isso porque é dividido por unidade”, comentou Gabriela.
Neste mês de conscientização, uma história marcante que merece reconhecimento, é a da senhora Carlinda Marcelo Fagundes, de 93 anos. A dona Carlinda, todos os anos, comparece na Campanha do Outubro Rosa. Este ano, ela está em recuperação devido a um pós-operatório, mesmo assim, compareceu à unidade, junto à equipe, para marcar presença e dar incentivo às mulheres. Ela é residente da Colônia Vitória, distrito de Entre Rios.
A equipe diz que observa dona Carlinda como um exemplo e esperam que mais mulheres possam ser como ela quanto à prevenção à saúde e adesão às campanhas.
FONTE: Prefeitura de Guarapuava