Na busca por novos conhecimentos, o secretário de Esportes de Paranavaí, Rafael Octaviano, vai para mais um desafio em sua carreira acadêmica. Desta vez, o já doutor em Desempenho Esportivo iniciou estudos para o pós-doutorado em Políticas Públicas do Esporte. O projeto de pesquisa será voltado aos efeitos práticos do Programa Bolsa Atleta.
Rafael conta que a oportunidade de iniciar o pós-doutorado surgiu em uma reunião no Geppol – Grupo de Pesquisa e Estudos em Políticas Públicas – que ele participa na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A convite do professor e doutor Fernando Augusto Estarepravo, a ideia do projeto foi elaborada e apresentada para a comissão avaliadora da UEM.
A resposta positiva da Universidade saiu no dia 17 de maio. O prazo de conclusão e apresentação das pesquisas será de um ano. Supervisionado por Estarepravo, Octaviano fala que os estudos preliminares já vêm sendo feitos. “Estamos fazendo uma revisão sistemática da literatura do Bolsa Atleta.”
O objetivo é fazer o levantamento e uma caracterização do que é o Bolsa Atleta em âmbitos estadual e municipal, com o foco em Paranavaí. Também descobrir se o programa está atendendo o objetivo, se é gerado um lucro social e desportivo, além da contribuição desses recursos na formação de pessoal.
O secretário explica que através dessas pesquisas poderá ter uma ideia se a continuidade é viável para o munício. “Precisamos saber se o investimento está sendo importante para o esporte e também para uma transformação social.”
Rafael ressalta que outro objetivo desse projeto é a produção conhecimento para que a sociedade possa usar como fonte de estudos e afirma que após o término do pós-doutorado continuará estudando e se aprimorando. Atualmente ele também está cursando Fisioterapia.