Aldo Bona, titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, participou da solenidade de posse da reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino, em Paranavaí
REINALDO SILVA
Da Redação
O secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, esteve em Paranavaí na noite de quarta-feira (18) e participou da solenidade de posse da reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Na ocasião, destacou o grande desafio a ser vencido: ocupar as vagas ociosas nas instituições de ensino.
![](https://diariodonoroeste.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Unespar-19-12-Ivan-Fuquini-11.webp)
Foto: Ivan Fuquini
As principais universidades públicas do Brasil somam aproximadamente 19 mil cadeiras vazias, inclusive em cursos de graduação tradicionalmente concorridos, caso de Medicina, Direito e Engenharia.
“É um problema de todos nós, temos que nos incomodar”, disse Bona, dirigindo-se aos convidados que prestigiaram o evento. A solução passa, entre outros pontos, pela melhoria dos serviços prestados pela comunidade acadêmica à sociedade.
Reconduzida ao cargo para a gestão 2025-28, a reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino, também falou sobre o tema. “Estamos firmes nessa demanda de dizer para o estudante que aqui é o lugar dele, nós estamos de braços abertos porque esse é o nosso papel. A gente está aqui para formar mais profissionais nas áreas de bacharelado, licenciatura, tecnólogos.”
![](https://diariodonoroeste.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Unespar-19-12-Ivan-Fuquini-8.webp)
Foto: Ivan Fuquin
Ela enfatizou que a Unespar atua em prol da democratização do acesso e da permanência estudantil. Também apontou o trabalho para fortalecer as licenciaturas. “Somos, hoje, a principal universidade formadora de professores e professoras no estado do Paraná. Dos 80 cursos, praticamente a metade é da área de licenciatura. É uma tradição muito forte da Unespar.”
REELEIÇÃO – Salete Sirino foi reitora da instituição no período de 2021 a 2024, sendo reeleita com 85% dos votos para a próxima gestão. O vice-reitor é professor do Campus Paranavaí, Carlos Alexandre Molena Ferandes, empossado no cargo durante a mesma solenidade. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou a nomeação de ambos.
“Ser reitora da terceira maior universidade estadual pública do Paraná, com sete campi em seis municípios, é um grande desafio”, avaliou Salete Sirino.
Apesar de a missão ser desafiadora, todas as propostas para o primeiro mandato se cumpriram a contento. “Estamos com uma universidade fortalecida. Este ano, tivemos recorde de nomeação de agentes universitários e docentes.”
Quando assumiu a reitoria pela primeira vez, a Unespar contava com 591 professores efetivos e 115 agentes universitários. O quadro cresceu de lá para cá, e a instituição já conta com 787 docentes e 246 agentes universitários.
A capacidade de promover processos seletivos e nomear profissionais para cobrir a defasagem ganhou espaço no pronunciamento do secretário estadual Aldo Bona. “Outras universidades me perguntam ‘como a Unespar consegue contratar e nós não?’. Isso é porque a Unespar é mais célere para realizar concursos públicos.”
![](https://diariodonoroeste.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Unespar-19-12-Ivan-Fuquini-1.webp)
Foto: Ivan Fuquini
EM PARANAVAÍ – Mesmo sendo a sede da reitoria da Unespar, foi a primeira vez que Paranavaí sediou a solenidade de posse. Reitores e representantes das demais universidades estaduais do Paraná prestigiaram o evento.
A diretora do Campus Paranavaí, Maria Antonia Ramos Costa, manifestou a satisfação de receber os convidados. “É uma honra muito grande ter todos aqui para reconduzir a reitora para mais quatro anos de gestão.” E incentivou: “Vamos transformar a Unespar em uma universidade cada vez maior”.
O prefeito em exercício de Paranavaí, Pedro Baraldi, ressaltou o papel das instituições de ensino superior na promoção do desenvolvimento. “A partir da instituição da Unespar, tivemos um salto de crescimento na região. Paranavaí se consolidou como cidade universitária.”
A Unespar foi constituída oficialmente em 5 de dezembro de 2013. São integrantes os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba (I e II), Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória, além da Academia Policial Militar do Guatupê.