(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

Secretário de Paranavaí avalia danos provocados pelo temporal de sábado

Equipes da Prefeitura de Paranavaí seguem fazendo a remoção de árvores em diferentes pontos da cidade, após o vendaval do último sábado (23). Assim que todas forem retiradas, será possível iniciar o trabalho de limpeza da cidade, que deverá se estender por aproximadamente 15 dias, estima o secretário municipal de Patrimônio Público e Trânsito, Jeferson Luiz Cattelan.

“Priorizamos a desinterdição das vias e o restabelecimento da energia elétrica”, mas ainda não é possível saber quanto tempo levará até que todas as unidades consumidoras voltem a ter luz. Pelo menos 12 mil domicílios ficaram sem luz em Paranavaí. Na manhã desta segunda-feira (25), aproximadamente 5,7 mil ainda estavam desligados. A Copel informou que segue com equipes de emergência, manutenção e obras em campo para normalizar os serviços.

O temporal que passou pelo Paraná no sábado foi classificado como o pior da história, com danos mais severos no Noroeste do Estado. Nove cidades da região tiveram o fornecimento de energia elétrica totalmente interrompido: Amaporã, Guairaçá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Planaltina do Paraná, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá e Terra Rica.

Em Paranavaí, conforme os cálculos da Prefeitura, 40 árvores caíram sobre a rede elétrica. Outras 60 foram arremessadas ao chão e obstruíram as vias públicas. Terra Rica é o caso que inspira maiores esforços, pois há 54 postes quebrados nas duas fontes de alimentação da cidade. Em Mirador, Amaporã e Colorado, os circuitos internos de distribuição de energia foram bastante danificados, e equipes de emergência e manutenção trabalham em conjunto para religar os consumidores com a maior brevidade possível.

Na manhã desta segunda-feira, o prefeito de Paranavaí em exercício, Pedro Baraldi, e secretários municipais se reuniram para avaliar os estragos e definir estratégias para reparar os danos. O prefeito licenciado, Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), também participou da conversa. Agora à tarde, uma nova conversa, desta vez com a Defesa Civil, reunirá mais detalhes dos problemas causados pelo temporal e será oportunidade para alinhar as ações.

Defesa Civil – Segundo a Defesa Civil do Paraná, por causa dos ventos e do granizo, muitas residências tiveram os telhados danificados, causando prejuízos para a população. Os ventos alcançaram 70km/h em algumas localidades, sendo o registro mais forte de 96 km/h. Em Paranavaí, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a velocidade chegou a 72,2km/h.

As equipes do Corpo de Bombeiros e das Defesas Civis Municipais realizaram no final de semana os atendimentos iniciais com a distribuição de lonas, corte de árvores para liberação de vias e segurança de edificações. Equipes da Polícia Militar apoiaram também nas ações de segurança. (Reinaldo Silva – com informações da Agência de Notícias do Paraná)

Compartilhe: