(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SANTA CASA

Secretário de Saúde e prefeitos da região se reúnem na próxima semana para definir gestão da Unidade Morumbi

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, esteve em Paranavaí e anunciou: os atendimentos na Unidade Morumbi da Santa Casa terão início dentro de 90 a 120 dias. Na próxima semana, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, se reunirá com prefeitos da Região Noroeste e com diretores do hospital para definir como será o modelo de gestão e que participação terá cada esfera de governo – federal, estadual e municipais. “Estamos finalizando essa equação para colocar em funcionamento”, disse Ratinho Junior.

Ele chegou a Paranavaí por volta das 9h. Desceu do avião no Aeroporto Municipal Edu Chaves e conversou rapidamente com lideranças e apoiadores. Em seguida, entrou no helicóptero que o levou até a Unidade Morumbi. Lá, ouviu as reivindicações da diretoria: o déficit de leitos hospitalares é um dos grandes gargalos da região. Por enquanto, a Santa Casa dispõe de 128 vagas destinadas aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), por ser referência no Noroeste do Paraná, atende moradores dos 28 municípios. O início das atividades no novo prédio garantirá o incremento de 108 leitos ao sistema.

“É uma excelente notícia. Temos total condição de fazer dar certo”, avaliou o diretor-geral da Santa Casa, Héracles Alencar Arrais. A expectativa com a vinda de Ratinho Junior a Paranavaí era grande, considerando as dificuldades financeiras que o hospital enfrenta desde o início da pandemia de Covid-19, em março do ano passado. A grande necessidade de internações em leitos de UTI e Enfermaria exclusivos fizeram os gastos aumentarem significativamente. Somam-se a demanda por insumos e medicamentos e a elevação nos preços dos produtos utilizados durante os tratamentos dos pacientes.

Arrais contou que a suspensão das cirurgias eletivas e a adequação de 40 leitos da ala particular para o atendimento de pacientes positivados ou com suspeita de Covid-19 também foram fatores preponderantes para o desequilíbrio dos caixas da Santa Casa.

Agora, com a redução no volume de casos e, consequentemente, no fluxo de internações hospitalares por complicados da Covid-19, o Estado mudará o foco: as cirurgias eletivas voltarão à rotina. Há uma demanda reprimida que precisa ser resolvida, analisou Ratinho Junior. E para que isso transcorra de forma organizada, a aposta do Governo do Paraná está na regionalização da saúde. “Estamos preparando os hospitais.” A ideia é reestruturar a rede pública e reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos o mais rapidamente possível.

Beto Preto – O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, também participou da visita à nova unidade da Santa Casa de Paranavaí. Destacou que o governo já estava preparado para fazer os investimentos. “É parte do plano de expansão. Agora vai ser possível.” Atualmente, disse, muitos pacientes saem, diariamente, dos municípios de origem e vão a outros centros em busca de tratamento médico, de ortopedia, por exemplo. O funcionamento da Unidade Morumbi permitirá que os atendimentos sejam feitos em Paranavaí.

Será um trabalho em conjunto, reforçou o secretário, desde a definição do modelo de gestão até o custeio do hospital. A reunião com os prefeitos, na próxima semana, será para traçar estratégias que garantam, enfim, o funcionamento pleno e eficiente da nova ala.

O novo prédio foi inaugurado em dezembro de 2018, pela então governadora do Paraná, Cida Borghetti. Na ocasião, ela assinou o convênio para a liberação de quase R$ 20 milhões destinados à compra de equipamentos. Por causa dos trâmites burocráticos e de questões administrativas, o primeiro setor médico só começou a funcionar em janeiro de 2021, com a transferência do Centro Macrorregional de Oftalmologia, coordenado pelo médico Rubens Costa Monteiro Filho. A expectativa era começar parte dos atendimentos já em março deste ano. A contratação de profissionais e a estruturação das alas hospitalares seriam feitas em etapas, mas a pandemia retardou o processo.

Visitas – A agenda do governador no Noroeste do Paraná incluiu uma visita à área onde serão instaladas as unidades da Agroceres Pic, líder no mercado de genética de suínos. Depois, Ratinho Junior foi a Diamante do Norte e Nova Londrina. Foi acompanhado pelo deputado estadual Tião Medeiros e por outras lideranças regionais.

 

Governador defende a descentralização da saúde e a regionalização dos hospitais do Paraná
Foto: Ivan Fuquini

 

Beto Preto informou que se reunirá com os prefeitos da região na próxima semana para falar sobre a gestão administrativa do hospital
Foto: Ivan Fuquini

 

Héracles Alencar Arrais disse que o anúncio da abertura da Unidade Morumbi é uma grande notícia para a comunidade
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: