Na reunião realizada na cidade de Loanda, sede do Comafen, nesta quinta-feira (12), o secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, Coronel Hudson Teixeira, confirmou para os prefeitos a manutenção do programa Guardiões de Fronteiras (V.I.G.I.A) em Querência do Norte.
“Essa foi uma das principais notícias que o secretário nos trouxe. Essa era uma demanda conjunta de todos os prefeitos, pois sabemos que essa base em Querência do Norte garante mais segurança e estabilidade para a região”, declarou o presidente do Comafen – Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná, Zé do Peixe, prefeito de Marilena.
Desde o final de 2022 diversas lideranças regionais têm trabalhado e prol deste tema, buscando sensibilizar o Governo sobre a importância da manutenção do programa. Ainda nesta semana, o prefeito de Querência do Norte Alex Fernandes, a primeira-dama e presidente da APMI Andreia Vieira, além do secretário municipal de Segurança Pública, Claudiney Nery, estiveram reunidos com o novo secretário estadual objetivando a manutenção do programa Guardiões de Fronteiras (V.I.G.I.A) no município.
Contando com apoio do prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo Fran Boni, representando no ato o Comafen, e do prefeito “Juninho’” do município de Itaguajé (onde também está instalada uma base do programa), a empreita foi bem-sucedida com a garantia por parte do coronel de continuidade do referido.
“Com as diversas mudanças e incertezas no âmbito político nacional, onde se origina parte considerável do financiamento do programa, nos foi necessário fazer essa reunião para garantir o prosseguimento de iniciativa tão importante para não só a segurança de Querência do Norte como também de todos os outros municípios abrangidos pela nossa base”, confirmou o prefeito Alex Sandro Fernandes.