O secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, (Coronel Marinho) esteve no município de Porto Rico, reunido com o prefeito Álvaro de Freitas Netto (Arapongas), vereadores e secretários. Na pauta, tratativas sobre o fluxo de trabalho das forças de segurança na região, com planejamento de reforço para os próximos feriados e finais de semana, além da Operação Verão 2021/2022.
Na ocasião o secretário também visitou os pontos de apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da região. O deputado estadual, Luiz Claudio Romanelli, participou da reunião.
Na avaliação do secretário Marinho, a visita em Porto Rico foi muito importante para que pudesse conhecer a estrutura do local e ouvir as demandas dos representantes para um planejamento estratégico, de forma integrada com a Prefeitura de Porto Rico, visando a ampliação no atendimento das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros na cidade e região.
“A estrutura de segurança aqui em Porto Rico precisa ser construída para atender o grande fluxo móvel que o município possui. E isso é um grande desafio que a Secretaria tem. Por isso vim conhecer o local, ouvir e aprender com os representantes da região para planejar a melhor logística, pois junto com os atrativos que a cidade oferece, que são as praias de água doce, precisa ter uma estrutura em diversos setores. E a nossa parte é cuidar da segurança pública”, destacou o secretário. “A palavra da Segurança é ação”, ressaltou.
“É importante estarmos aqui hoje para ouvir o que o prefeito e os vereadores de Porto Rico têm a dizer sobre as demandas da região, acompanhado do coronel Marinho para analisar o que pode ser feito para a segurança pública e a proteção aos nossos veranistas”, afirmou o deputado Romanelli.
Antecipação – Neste ano, em razão da alta demanda turística que a região possui, principalmente nos feriados e finais de semanas, a Secretaria da Segurança Pública deverá antecipar as atividades de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, conforme destacou o Subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior.
“A visita de hoje foi importante para discutir sobre a ampliação nos atendimentos de guarda-vidas, tanto Militar quanto Civil, para Porto Rico. Além disso, um fato inédito é que estaremos presentes nos feriados importantes, já a partir do mês de setembro, e continuaremos com toda força em dezembro, com a Operação Verão, para fazer os salvamentos e orientações para as pessoas que frequentam a Costa Noroeste”, informou.
O policiamento na região pertence ao 3º Comando Regional de Polícia Militar (3° CRPM) de Maringá, e de acordo com o subcomandante do 3° CRPM, tenente-coronel Ademar Carlos Paschoal, o diálogo e trabalho integrado são fundamentais.
“Nós discutimos hoje, de forma integrada com o secretário da Segurança, o prefeito e o deputado, como intensificar as ações de policiamento. Nós já estamos com estudo em andamento para aumentar o efetivo nos finais de semana para atender a população e garantir a segurança de todos, com viatura à disposição e também fazendo o policiamento preventivo, unindo as forças, juntamente com a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, para que possamos ter um melhor resultado em prol de toda comunidade na região”, disse.
Já o Prefeito Arapongas destacou a importância da visita do secretário para que ele entenda a logística do local e ajude nas demandas na área da Segurança Pública da região.
“É uma evolução para o município receber a visita do secretário da Segurança e uma grande satisfação ouvirmos as ações que ele e sua equipe pretendem implantar. A segurança é que determina o sucesso da nossa cidade, pois muitas vezes famílias ordeiras começam a se afastar do lugar por não se sentirem seguras, e com mais polícia presente as coisas vão mudar. O turismo aqui na região aumenta mês a mês e se a segurança estiver presente, vai melhorar ainda mais”, afirmou o prefeito.
Presenças – Durante a reunião da última semana em Porto Rico, além das autoridades já mencionadas, também estavam presentes, o comandante do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente (9°SGBI) de Paranavaí, Major Jardel Pereira dos Santos; o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM) de Loanda, Major Josmar Francisco Moreira Moreira; integrantes da PM e Corpo de Bombeiros da Região Noroeste e vereadores de Porto Rico.
(Assessoria Porto Rico).