REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, garantiu que o Noroeste do Paraná terá prioridade no programa de irrigação. O lançamento está previsto para 15 de junho, Dia da Agricultura Irrigada, e o objetivo é proporcionar condições para que todos os produtores rurais sejam atendidos, especialmente os de pequeno porte.
“Tivemos a oportunidade, com o governador do estado [Carlos Massa Ratinho Junior], de conhecer a experiência de Nebrasca, estado americano, em que todo o planejamento deles é com água de irrigação. Eles monitoram, se vai chover, não precisa irrigar, basta aguardar a água da chuva. É esse conceito que a gente quer trazer.”
A metodologia aplicada nas propriedades estadunidenses gera segurança para os agricultores e, consequentemente, para os consumidores. Uma das vantagens é a redução dos investimentos com seguros contra adversidades climáticas.
O secretário observou que nos últimos três anos o Paraná tem enfrentado grandes problemas, por exemplo, falta de chuva e altas temperaturas. Sem o manejo adequado, a combinação dessas duas características compromete a produção agropecuária. A irrigação controlada, por outro lado, resultará em mais qualidade de pastagens e lavouras, “fazendo com que a gente tenha um Paraná cada vez mais sustentável”, disse.
EXPOPARANAVAÍ
Natalino Avance de Souza prestigiou a 52ª ExpoParanavaí, feira agropecuária realizada pela Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, que se estende até domingo (2 de junho). Na ocasião, avaliou a importância do evento como fator de desenvolvimento.
“Exposição agropecuária é um ambiente propício para discutir inovação. Conseguimos olhar para frente. Entendemos como evento educativo, como oportunidade. Por isso o governo do estado e a Secretaria de Agricultura fazem questão de estar presentes nas principais exposições do agro do Paraná.”