Avaliação de Ademir Giandotti foi durante a entrevista coletiva à imprensa, organizada pela prefeitura, para apresentar os resultados dos 100 dias da nova gestão
REINALDO SILVA
Da Redação
Os ônibus são ultrapassados e em quantidade insuficiente para atender às demandas do transporte coletivo urbano de Paranavaí. A constatação é do secretário municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Ademir Giandotti, em resposta a questionamentos feitos por jornalistas durante a coletiva de imprensa organizada pela prefeitura. A ocasião: a marca de 100 dias da gestão Mauricio Gehlen.
O evento, na tarde desta quinta-feira (10), foi oportunidade para prestar contas das ações desenvolvidas até agora, apontando destaques das secretarias municipais, como o fechamento dos canteiros da Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, a recuperação da malha asfáltica em alguns bairros, os mutirões de limpeza e a conquista de uma unidade móvel para atividades culturais.
O Diário do Noroeste participou da coletiva de imprensa abordando o problema do transporte coletivo urbano, dando voz às reclamações recorrentes dos leitores. As linhas não alcançam todos os bairros, os horários espaçados dificultam o deslocamento dos moradores, as condições dos veículos em circulação não garantem conforto e segurança.
Coube a Giandotti tratar sobre o tema. Segundo ele, há cinco ou seis ônibus operando em 14 linhas. Ciente da situação, disse que o contrato com a empresa responsável pela prestação do serviço, Viação Cidade de Paranavaí, deverá ser renovado por mais um ano, até que o processo da nova licitação seja concluído.
A intenção é ampliar para 15 o número de veículos em circulação. Todos terão ar-condicionado e sinal de internet disponível para os usuários. Com o aumento da frota, será possível acrescentar novas linhas e diversificar os horários de embarque e desembarque. A expectativa do secretário é que as mudanças sejam efetivamente implementadas dentro de um ano e meio.
Paralelamente, a administração municipal estuda outras medidas voltadas à mobilidade urbana. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Guilherme Ruiz, o objetivo é criar condições para que os paranavaienses adotem meios alternativos de transporte, como bicicleta e patinete elétrico. Para isso, será necessário criar ciclovias e adaptar ruas e avenidas por toda a cidade.
O secretário de Agricultura, Tarcísio Barbosa, detalhou a atuação da administração municipal na recuperação e na manutenção das estradas rurais. Lembrou dos avanços no Distrito de Graciosa, objeto de questionamento do vereador Josival Moreira, e garantiu que a equipe técnica tem trabalhado para garantir que todas as regiões rurais recebam as melhorias necessárias para o escoamento das produções agropecuárias.
O secretário de Meio Ambiente, Alessandro Garcia, reiterou o compromisso do atual governo em resolver um problema crônico: o descarte irregular de lixo. Informou que já está em curso a licitação para contratar uma empresa gestora para o ecoponto no Jardim Morumbi. Os documentos foram entregues à Divisão de Compras nesta quinta-feira. Se não houver intercorrências, é possível que o novo espaço entre em funcionamento em julho.

Foto: Ivan Fuquini
O secretário interino de Comunicação, Carlos Henrique Scarabelli, falou sobre novos formatos de interação entre as secretarias, com trocas constantes de informações que dão celeridade aos projetos da administração municipal. Também apresentou a campanha Paranavaí Cidade Limpa, que pretende promover uma grande mobilização para conscientizar a população sobre a importância de fazer o descarte correto de lixo e, como o nome indica, deixar a cidade mais limpa.
As ações estão listadas no site desenvolvido pela equipe da prefeitura para prestar contas dos investimentos feitos até agora. Todos os cidadãos podem conferir, acessando 100diaspvai.com.br.
Manifestações
O prefeito Mauricio Gehlen enfatizou que Paranavaí está de portas abertas para o desenvolvimento, “para que seja a cidade que queremos”. A frase foi dita no contexto de tornar a cidade atrativa, criando mecanismos que resultem em qualidade de vida para os moradores. Ele aproveitou a oportunidade para enaltecer a dedicação dos secretários municipais e dos demais servidores públicos municipais.

Foto: Ivan Fuquini
O deputado estadual Leônidas Fávero Neto (Doutor Leônidas) destacou a aproximação de diferentes partidos políticos que garantiu a eleição de Gehlen. “Paranavaí está colhendo os frutos dessa união.” O parlamentar se comprometeu a interceder junto ao governo do estado para a concretização de projetos voltados ao desenvolvimento do município.
O presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Augusto Pereira de Lima, também falou sobre o alinhamento político desde o período de transição entre as gestões do ex-prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) e do atual. “Todos pensando na mesma direção.” Acrescentou: “Quando a gente ama a cidade, quer vê-la sempre melhor”.
O ex-prefeito Delegado KIQ, agora assessor parlamentar do senador Sergio Moro, ressaltou a escolha de Gehlen para o secretariado municipal. “Não houve loteamento de cargos, todos são técnicos.” Um dos mentores da coalizão partidária, KIQ se dirigiu ao prefeito: “Estou muito feliz e agradeço de coração o trabalho que vem fazendo”.
Além dos profissionais de imprensa, participaram do evento servidores públicos, secretários municipais, autoridades e lideranças da sociedade civil e vereadores de Paranavaí.