Projeto que nasceu no ano passado para aproximar famílias do ambiente escolar, o “Escola para Pais” vai ganhar uma segunda edição neste ano. A iniciativa foi desenvolvida pela da Escola Municipal Doutor José Vaz de Carvalho, no Distrito de Sumaré, em Paranavaí, e terá quatro encontros até o final de 2025. O primeiro ocorre nesta quinta-feira (27).
De acordo com a diretora da instituição, Sirley Sbais, o projeto nasceu com o propósito de levar os pais dos estudantes a viverem o dia a dia da escola, a partir de uma queixa de professores que notavam a ausência das famílias. O contato mais próximo entre as duas partes resultaria, segundo ela, numa melhor aprendizagem e no bom desenvolvimento das crianças.
A iniciativa rendeu frutos e bons resultados. Agora, com as famílias mais próximas da comunidade escolar, a ideia é propor debates que auxiliem na educação dos alunos dentro de casa. O tema central será a relação entre o amor e a imposição de limites.
“O amor é a base de relacionamentos saudáveis e felizes. E o limite ajuda a proteger a nossa identidade, os nossos valores, os nossos sentimentos. A ausência de limite em casa desestrutura a criança, interfere em tudo, e a gente tem certeza que educar e estabelecer limites é uma responsabilidade dos pais”, afirma Sirley.

Foto: Ivan Fuquini/Arquivo DN
Para iniciar a discussão acerca dessa dificuldade, o primeiro encontro da segunda edição do Escola para Pais terá o tema “Criando Filhos com Equilíbrio”. A palestra será ministrada pela terapeuta integrativa Samira Alarcon, a partir das 19h30 desta quinta.
Outra novidade deste ano será o reconhecimento das famílias que acompanharem todas as reuniões. Quem comparecer aos quatro encontros poderá concorrer a brindes que serão sorteados pela escola.
Todas as palestras do “Escola para Pais” são realizadas na Escola Municipal Doutor José Vaz de Carvalho, localizada na Rua Anézia Ramos Moreira, 1450, no Distrito de Sumaré, em Paranavaí. A participação é gratuita e aberta à população. Não é permitida a presença de crianças.