O segundo final de semana, após a regulamentação do uso da extensão de areia da praia municipal do Distrito do Porto São José, em São Pedro do Paraná, foi tranquilo. Dezenas de famílias frequentando o ambiente.
“Toda mudança gera alguma reclamação, mas foi para o bem de todos, agora os espaços estão amplos, a praia está limpa e organizada e pronta para receber as famílias de toda a região”, destacou o secretário municipal de Turismo, Fábio Júnior Vieira.
Com a regulamentação ficou proibido o uso de churrasqueiras, o consumo de bebidas em cascos de vidros, a permanência de cães, entre outras medidas, que visam o ordenamento do espaço público. Com a regulamentação os fiscais, com apoio de seguranças, têm feito o trabalho de conscientização dos turistas.
A regulamentação também ordenou os espaços utilizados pelos comerciantes, que agora devem se cadastrados na Prefeitura, e têm deveres a serem seguidos. Entre as obrigações estão: a retirada dos equipamentos (barracas, e guarda-sol) até às 21h, e manter os espaços limpos com a distribuição de lixeiras.
Um dos comerciantes, já regulamentado, aprovou a iniciativa. “Era muita bagunça antes, com som alto, bebedeira e até brigas. Agora está tranquilo, como você pode ver”, disse o comerciante do ramo de passeios de barco.
A Prefeitura de São Pedro do Paraná vem mantendo no local durante os finais de semana uma equipe de seguranças para garantir que a fiscalização seja feita.
Os guarda-vidas também permanecem no local durante os finais de semana. Lembrando que a praia tem uma área delimitada para o banho, principalmente de crianças. “Melhorou bastante com a regulamentação do uso da praia, ficou bem tranquilo para as famílias com crianças”, destacou um dos guarda-vidas.
O secretário Fábio Vieira faz um convite a aqueles que ainda não conhecem a praia do Porto São José para irem conhecer e ficarem para ver o pôr do sol de lá. “Venham conhecer Porto São José, temos uma das vistas mais bonitas do Rio Paraná, todos serão bem recebidos por nós e comerciantes locais”, finalizou o servidor.