(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

COMARCA DE PARANAVAÍ

Segundo turno teve saldo positivo, avalia juíza eleitoral

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Após o fim das votações, no último domingo (30 de outubro), a juíza eleitoral da Comarca de Paranavaí, Eveline Soares dos Santos Marra, fez avaliação positiva do segundo turno e disse que tudo transcorreu dentro da normalidade. “Eleição tranquila, tanto por parte dos eleitores, quanto pelos apoiadores dos dois candidatos.”

A missão era escolher entre Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República. O petista saiu vitorioso, com 50,90% dos votos.

Poucas filas e mais agilidade na hora de votar tornaram o processo mais rápido em todas as seções eleitorais. O tempo de espera reduziu consideravelmente, e em alguns casos, o eleitor sequer enfrentou fila – chegou e votou.

De acordo com a juíza eleitoral de Paranavaí, dois fatores contribuíram para a celeridade do segundo turno: menor número de candidatos para a escolha dos eleitores e menos problemas com a identificação dos votantes pelo sistema biométrico. Além disso, apenas três urnas eletrônicas precisaram ser substituídas, sem qualquer prejuízo para os eleitores.

Autuação – Nos municípios atendidos pela 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, apenas uma autuação por crime eleitoral. O caso foi em Paranavaí, na frente do Colégio Estadual Silvio Vidal, no Jardim São Jorge: o vereador José Galvão foi flagrado distribuindo adesivos de Jair Bolsonaro, candidato à reeleição. Galvão é presidente do PL de Paranavaí, mesmo partido de Bolsonaro.

De acordo com o delegado-chefe da Polícia Civil, Luiz Carlos Mânica, o parlamentar precisou assinar um Termo Circunstanciado de Infração Penal pela prática conhecida como boca de urna, quando cabos eleitorais e correligionários pedem votos no dia da eleição, próximo ao local de votação. Galvão não quis fazer comentários.

Comemorações – A confirmação da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, na noite de domingo, incentivou apoiadores do petista a saírem de casa para comemorar. Em Paranavaí, teve carreata e buzinaço.

Grupos se concentraram na Avenida Paraná, estendendo bandeiras do presidente eleito e do PT. A celebração do resultado das urnas eletrônicas foi acompanhada por equipes da Polícia Militar, que restringiu o acesso de veículos à via, e da Guarda Municipal.

Compartilhe: