REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Após o fim das votações, no último domingo (30 de outubro), a juíza eleitoral da Comarca de Paranavaí, Eveline Soares dos Santos Marra, fez avaliação positiva do segundo turno e disse que tudo transcorreu dentro da normalidade. “Eleição tranquila, tanto por parte dos eleitores, quanto pelos apoiadores dos dois candidatos.”
A missão era escolher entre Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República. O petista saiu vitorioso, com 50,90% dos votos.
Poucas filas e mais agilidade na hora de votar tornaram o processo mais rápido em todas as seções eleitorais. O tempo de espera reduziu consideravelmente, e em alguns casos, o eleitor sequer enfrentou fila – chegou e votou.
De acordo com a juíza eleitoral de Paranavaí, dois fatores contribuíram para a celeridade do segundo turno: menor número de candidatos para a escolha dos eleitores e menos problemas com a identificação dos votantes pelo sistema biométrico. Além disso, apenas três urnas eletrônicas precisaram ser substituídas, sem qualquer prejuízo para os eleitores.
Autuação – Nos municípios atendidos pela 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, apenas uma autuação por crime eleitoral. O caso foi em Paranavaí, na frente do Colégio Estadual Silvio Vidal, no Jardim São Jorge: o vereador José Galvão foi flagrado distribuindo adesivos de Jair Bolsonaro, candidato à reeleição. Galvão é presidente do PL de Paranavaí, mesmo partido de Bolsonaro.
De acordo com o delegado-chefe da Polícia Civil, Luiz Carlos Mânica, o parlamentar precisou assinar um Termo Circunstanciado de Infração Penal pela prática conhecida como boca de urna, quando cabos eleitorais e correligionários pedem votos no dia da eleição, próximo ao local de votação. Galvão não quis fazer comentários.
Comemorações – A confirmação da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, na noite de domingo, incentivou apoiadores do petista a saírem de casa para comemorar. Em Paranavaí, teve carreata e buzinaço.
Grupos se concentraram na Avenida Paraná, estendendo bandeiras do presidente eleito e do PT. A celebração do resultado das urnas eletrônicas foi acompanhada por equipes da Polícia Militar, que restringiu o acesso de veículos à via, e da Guarda Municipal.