IGOR SIQUEIRA
DA UOL/FOLHAPRESS
A data da apresentação da seleção brasileira se aproxima, e Lucas Paquetá continua convocado para os próximos amistosos e a Copa América. Com isso, o jogador mantém a programação de viagem para os Estados Unidos, onde se juntará aos demais escolhidos por Dorival Júnior.
A comissão técnica começou a embarcar nesta terça-feira (28) para os Estados Unidos, com previsão de chegada nesta quarta (29).
Os jogadores que atuam na Europa são esperados nesta quinta (30), com exceção dos que atuam no Real Madrid. E nesta primeira leva estará Lucas Paquetá.
Esse é o planejamento atual. A CBF não vai se manifestar para dizer que o jogador segue convocado. Apenas não alterou qualquer plano relacionado a ele, mesmo após a denúncia formal da Federação Inglesa.
Paquetá segue liberado para jogar, mesmo sendo acusado de levar cartões amarelos em quatro jogos da Premier League com o suposto objetivo de manipular o mercado de apostas. O jogador nega a acusação.
Sem uma suspensão imediata e qualquer sinal da CBF, Paquetá mantém a programação de ir aos Estados Unidos, até porque é um dos titulares de Dorival Júnior.
Se houvesse alguma decisão exclusivamente da comissão técnica de cortar o jogador, ela já teria acontecido, segundo o UOL apurou.
Ao mesmo tempo, o presidente Ednaldo Rodrigues até teria a prerrogativa de chamar para si a decisão. Ele disse que analisaria a situação após o conselho técnico da Série A, que foi na segunda-feira. Mas passou a terça em Brasília, costurando articulações políticas.
A diretoria da CBF credita ao técnico Fernando Diniz a decisão de manter Paquetá fora de duas das três convocações de 2023 que ocorreram após a notícia da investigação sobre o jogador. Na primeira convocação, a decisão foi consensual.
Paquetá está no Rio e foi na noite de terça ao Maracanã assistir à vitória do Flamengo sobre o Millonarios, pela Libertadores.