DA UOL/FOLHAPRESS
A eliminação do Campeonato Paulisto, neste domingo (12), foi o quinto jogo seguido em que o Corinthians não conseguiu vencer sem Renato Augusto.
Foi o terceiro jogo neste ano em que o Corinthians foi derrotado sem o meia. Já havia acontecido contra Red Bull Bragantino e São Bernardo, em jogos em que Renato havia sido poupado.
Em 2022, na reta final do Brasileirão, o roteiro foi parecido nos empates contra Goiás e Coritiba, nos quais o camisa 8 teve desconforto muscular e foi poupado, respectivamente.
A última vitória do Corinthians sem Renato Augusto foi em 22 de outubro, quando Róger Guedes fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Santos no último minuto, na Vila Belmiro.
Renato é quem mais cria gols no Corinthians, ao lado de Róger Guedes. São dez participações diretas em 2023: um gol, três assistências e seis passes para assistências.
Na prática, a ausência do meia faz a média de gols cair pela metade. No total, o time fez 15 gols com ele em campo (um a cada 46 minutos) e apenas cinco sem ele (um a cada 95 minutos).
Os jogos sem Renato Augusto e sem vitória:
29 de outubro – Goiás 0 x 0 Corinthians
9 de novembro – Coritiba 2 x 2 Corinthians
15 de janeiro – Red Bull Bragantino 1 x 0 Corinthians
9 de fevereiro – São Bernardo 2 x 0 Corinthians
12 de março – Corinthians 1 (6) x (7) 1 Ituano.