Participaram do projeto as turmas do 1º ao 5º ano das escolas municipais
Nesta segunda-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação realizou a abertura da Semana de Mostra Pedagógica: O Valor da Diversidade Étnica, com a cerimônia de entrega das premiações do Projeto de Produção Textual e Objeto Cultural 2025.
Participaram do projeto as turmas do 1º ao 5º ano das escolas municipais. Em cada série/ano escolar, três estudantes foram premiados, sendo que os primeiros colocados também levaram para casa uma bicicleta.

A secretária municipal de Educação, Wanessa Durante, destacou a importância da parceria entre escola e as famílias. “Gostaria de agradecer o trabalho dos diretores e professores que desempenharam um papel importante nesse projeto. Esse projeto envolveu muito a relação entre escola e família. A boa educação é feita com essa união”, disse.
Exposição dos trabalhos – A programação da Semana de Mostra Pedagógica continua a partir desta terça-feira (23), quando todas as escolas municipais estarão abertas para a exposição dos materiais produzidos pelos alunos.
As visitas podem ser feitas até sexta-feira (26), tanto por famílias quanto por autoridades e pela imprensa. O horário de visitação será das 8h às 11h no período da manhã e das 14h às 17h no período da tarde.
Homenagem às diretoras – Na solenidade, as diretoras das escolas municipais também foram reconhecidas e receberam certificados pelo trabalho desempenhado ao longo do projeto.
Sobre o projeto – De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os professores trabalharam a diversidade cultural no Brasil, fruto da contribuição de diferentes povos e etnias que formaram a sociedade brasileira.

O projeto foi realizado ao longo do ano letivo, no componente curricular de Língua Portuguesa, envolvendo alunos, famílias e professores em atividades de leitura, escrita, reflexão e conscientização sobre respeito à diversidade cultural.
Para a supervisora Marielen de Lima, responsável pela organização, a iniciativa fortalece a formação cidadã. “A educação é uma aliada no combate dessas desigualdades, portanto as escolas precisam ofertar propostas pedagógicas que, ligadas ao currículo, considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas e culturais”, disse.
Já a supervisora Simone Batista, também responsável pela organização, destacou a relevância da prática pedagógica inclusiva. “É preciso ir além de reconhecer as diferenças, respeitá-las e aceitá-las. Devemos colocá-las na pauta da essência do processo educativo. Ao explorar este espaço sociocultural, conseguimos promover o reconhecimento, a valorização e desenvolver o conhecimento mútuo sobre como os grupos humanos se organizam, desenvolvem e transmitem sua cultura”, concluiu.