(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Estudantes foram premiados durante o evento
Estudantes foram premiados durante o evento

EDUCAÇÃO

Semana de Mostra Pedagógica valoriza diversidade étnica e premia alunos da rede municipal

Participaram do projeto as turmas do 1º ao 5º ano das escolas municipais

Nesta segunda-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação realizou a abertura da Semana de Mostra Pedagógica: O Valor da Diversidade Étnica, com a cerimônia de entrega das premiações do Projeto de Produção Textual e Objeto Cultural 2025.

Participaram do projeto as turmas do 1º ao 5º ano das escolas municipais. Em cada série/ano escolar, três estudantes foram premiados, sendo que os primeiros colocados também levaram para casa uma bicicleta.

Estudantes foram premiados durante o evento

A secretária municipal de Educação, Wanessa Durante, destacou a importância da parceria entre escola e as famílias. “Gostaria de agradecer o trabalho dos diretores e professores que desempenharam um papel importante nesse projeto. Esse projeto envolveu muito a relação entre escola e família. A boa educação é feita com essa união”, disse.

Exposição dos trabalhos – A programação da Semana de Mostra Pedagógica continua a partir desta terça-feira (23), quando todas as escolas municipais estarão abertas para a exposição dos materiais produzidos pelos alunos.

As visitas podem ser feitas até sexta-feira (26), tanto por famílias quanto por autoridades e pela imprensa. O horário de visitação será das 8h às 11h no período da manhã e das 14h às 17h no período da tarde.

Homenagem às diretoras – Na solenidade, as diretoras das escolas municipais também foram reconhecidas e receberam certificados pelo trabalho desempenhado ao longo do projeto.

Sobre o projeto – De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os professores trabalharam a diversidade cultural no Brasil, fruto da contribuição de diferentes povos e etnias que formaram a sociedade brasileira.

Homenagem marcou momento da Semana Pedagógica

O projeto foi realizado ao longo do ano letivo, no componente curricular de Língua Portuguesa, envolvendo alunos, famílias e professores em atividades de leitura, escrita, reflexão e conscientização sobre respeito à diversidade cultural.

Para a supervisora Marielen de Lima, responsável pela organização, a iniciativa fortalece a formação cidadã. “A educação é uma aliada no combate dessas desigualdades, portanto as escolas precisam ofertar propostas pedagógicas que, ligadas ao currículo, considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas e culturais”, disse.

Já a supervisora Simone Batista, também responsável pela organização, destacou a relevância da prática pedagógica inclusiva. “É preciso ir além de reconhecer as diferenças, respeitá-las e aceitá-las. Devemos colocá-las na pauta da essência do processo educativo. Ao explorar este espaço sociocultural, conseguimos promover o reconhecimento, a valorização e desenvolver o conhecimento mútuo sobre como os grupos humanos se organizam, desenvolvem e transmitem sua cultura”, concluiu.

Compartilhe: