(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Semana Literária colocou Paranavaí no mapa do  fomento ao livro e à leitura, avalia técnica do Sesc
Foto: Ivan Fuquini

CULTURA E ARTE

Semana Literária colocou Paranavaí no mapa do fomento ao livro e à leitura, avalia técnica do Sesc

REINALDO SILVA

Da Redação

Os gibis da Turma da Mônica são os preferidos de Eloísa, aluna da Escola Municipal Professor Pedro Real. A menina de 10 anos de idade participou da 43ª Semana Literária e Feira do Livro, teve contato com diferentes tipos de literatura infantil e até escreveu uma poesia.

As palavras simples resumem de maneira muito positiva como foi o evento promovido pelo Sesc Paranavaí de 7 a 10 de agosto. “Tive contato com muitos livros, com a literatura. Alguns livros eu ainda não conhecia.” Eloísa foi uma das quase 800 pessoas que prestigiaram a Semana Literária ao longo dos quatro dias.

Técnica de Cultura e Ação Social, Luciana Guedes faz avaliação positiva:

“Tivemos visitantes do município e da região, escritores renomados, contadores de histórias que agitaram o público. Finalizamos felizes”.

A Semana Literária “coloca Paranavaí no mapa de fomento ao livro e à leitura. Quando iríamos receber escritores com dois prêmios Jabuti? O Sesc, através da Semana Literária, faz isto: possibilita acesso”.

Quando fala de autores premiados, Luciana Guedes se refere a Blandina Franco e José Carlos Lollo, escritora e ilustrador. O casal já produziu mais de 60 livros, dentre os quais está série “Quem soltou o Pum”, que ganhará o sétimo volume. A saga conta a história de um cachorro chamado Pum e reúne elementos divertidos, como a participação do gato Chulé e do cachorrinho Piriri.

Também marcaram presença na Semana Literária os integrantes do Laboratório Cultural de Teatro. Os atores receberam os visitantes e alegraram o evento. Estavam fantasiados de personagens da literatura e das histórias infantis, por exemplo, Chapeleiro Maluco e Alice, bruxa, vampira, bailarina, detetive, palhaço. “Um exercício muito bacana para os jovens”, assegura Luciana Guedes.

Semana Literária colocou Paranavaí no mapa do fomento ao livro e à leitura, avalia técnica do Sesc
Atores do Laboratório Cultural de Teatro se vestiram de personagens da literatura e de histórias infantis marcaram presença no evento

INCENTIVO

Com tantas atrações, não poderia ser diferente: “Recebemos crianças e jovens que saíram com vontade de ler livros e explorar a criatividade artística”, complementa.

Orientadora de Letramento, Camila Lemes conduziu a atividade que levou a estudante Eloísa, citada no início da matéria, a escrever uma poesia. As crianças também aprenderam sobre o homenageado desta edição, o paranaense Paulo Leminski.

Uma das propostas era escolher palavras aleatoriamente e produzir haicais, aqueles poemas de origem japonesa, curtos e concisos, que promovem reflexões sobre a passagem do tempo e a relação entre seres humanos e a natureza. “Eles uniram o cotidiano ao imaginário”, conta Camila Lemes.

A avaliação sobre a importância da Semana Literária é inevitável. “Nem todo mundo vai à biblioteca e tem acesso a livros. Aqui eles entram em contato com o mundo da literatura.”

De acordo com a técnica de Cultura e Ação Social Luciana Guedes, agora o Sesc Paranavaí prestará contas de tudo o que foi realizado durante a semana. A partir de novembro, a equipe começa a elaborar a Semana Literária de 2025.

Compartilhe: