(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SESC PARANAVAÍ

Semana Literária incentiva a formação de leitores e aproxima artistas do público

REINALDO SILVA

Da Redação

A 43ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc Paraná começou nesta quarta-feira (7) e segue até domingo (11), com atividades artísticas e culturais em unidades de todo o estado. O objetivo é promover a formação de leitores, a partir do diálogo plural com autores e artistas e da interação com públicos de diferentes idades.

Em Paranavaí, a programação desta quinta-feira começa às 8h com contações de histórias e oficinas literárias dirigidas pela Cia Tricotando Palavras, atividades que vão até as 15h. Logo depois, das 17h às 18h, o grupo teatral Aletófilo apresentará o espetáculo “Memória de Aninha”.

Nesta edição, a Semana Literária e Feira do Livro homenageia o paranaense Paulo Leminski (1944-89), escritor, poeta, músico, jornalista, publicitário e professor. Influenciado pela cultura japonesa, ele utilizava características do haicai em suas obras. Haicais são poemas curtos, concisos, que promovem reflexões sobre a passagem do tempo e a relação entre seres humanos e a natureza.

Leminski inovou no jeito de fazer poesia. Os versos ousados, com jargões e palavrões, renderam reconhecimento às produções do paranaense. O nome dele está gravado na história da literatura brasileira. Por isso mesmo, a imagem dele estampa a decoração do anfiteatro do Sesc Paranavaí.

A figura serve como plano de fundo para a conversa que a escritora Blandina Franco e o ilustrador José Carlos Lollo têm com alunos da rede municipal de educação de Paranavaí. O bate-papo, na tarde de quarta-feira (7), aproximou os estudantes dos premiados autores, duas vezes ganhadores do principal prêmio de literatura do país, o Jabuti.

A equipe do Diário do Noroeste conversou com Blandina e Lollo, como são conhecidos, e falou sobre as produções literárias, as inspirações e a importância de promover eventos que incentivem a formação de leitores, de escritores, de ilustradores, de artistas. A entrevista exclusiva será publicada na edição de sábado (10) e também estará disponível no site do DN (diariodonoroeste.com.br).

Para conferir a programação completa da Semana Literária e Feira do Livro, basta acessar o site do Sesc Paranavaí (sescpr.com.br/unidade/sesc-paranavai/programação).

Compartilhe: