(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SESC PARANAVAÍ

Semana Literária incentiva a viajar pelo mundo das palavras e soltar a imaginação

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Mergulhar fundo nas palavras e encontrar, no oceano infinito das histórias, experiências fantásticas. Ler, entender, imaginar, vivenciar. Os livros são como portas que se abrem para novos mundos, repletos de descobertas e conhecimentos.

A 42ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc Paraná exalta esse vasto universo da leitura e traz a Paranavaí uma série de atividades culturais e artísticas gratuitas voltadas para todos os públicos – e não é necessário retirar ingressos antecipadamente. A programação começa na próxima quarta-feira (4 de outubro) e segue até sábado (7).

O evento proporciona “um encontro com os livros e com diferentes linguagens artísticas”, resume Luciana Guedes, técnica de Cultura e Ação Social do Sesc Paranavaí. Durante os quatro dias, os visitantes poderão participar de oficinas, conversar com escritores, assistir às contações de histórias e conhecer obras de arte.

A magia começa logo na sala de entrada da unidade central do Sesc Paranavaí, decorada com livros e adereços. O Diário do Noroeste também faz parte da ambientação inicial e tem um espaço exclusivo dentro da 42ª Semana Literária e Feira do Livro – mas falaremos disso daqui a pouco.

Os visitantes seguem por um corredor repleto de haicais, que podem ser explicados, de maneira bem simplista, como poemas curtos, com métricas diferentes do modelo literário tradicional. O haicai, também chamado de haiku ou haikai, teve origem no Japão no século XVI e encontrou representantes no Brasil, por exemplo, o paranaense Paulo Leminski.

Depois de parar e ler alguns – ou muitos – haicais, o passeio pelo Sesc Paranavaí leva a um ambiente dedicado à tipografia, com ênfase ao DN. Fundado em 1955, é o segundo jornal impresso mais antigo do interior do Paraná, atrás apenas da Folha de Londrina.

Há quase 68 anos, o DN conta a história de Paranavaí e da Região Noroeste e apresenta temas de relevância estadual, nacional e internacional. “Tem uma grande importância patrimonial”, diz técnica de Cultura e Ação Social do Sesc Paranavaí.

A próxima estação é uma homenagem ao artista plástico paranavaiense Roberto Persil, com exposição de pinturas em tela e madeira e esculturas. Luciana Guedes elogia o trabalho dele e lembra que sempre atuou como multiplicador de arte e cultura em Paranavaí.

Uma pausa no trajeto. Os visitantes chegam ao auditório e têm a chance de assistir a apresentações artísticas, as mais diversas: música, dança, literatura, teatro… Na sequência, passam pelo estande da Biblioteca Cidadã Bolivar Penha, com acervo de mais de 100 livros, e participam da oficina de pintura. O passeio termina no espaço da Fundação Cultural.

As expectativas são altas e a técnica de Cultura e Ação Social calcula que milhares de pessoas visitem a 42ª Semana Literária e Feira do Livro, não só moradores de Paranavaí, mas também de outros municípios da região. Escolas públicas e particulares podem agendar excursões e levar os alunos para que se aventurem no mundo da literatura e das artes.

Nos quatro dias, a unidade do Sesc Paranavaí estará aberta para visitações das 8h às 11h e das 14h às 16h. O endereço é Rua Edson Martins, 1.760, perto da Praça dos Pioneiros. O telefone para contato é (44) 3474-8500.

 

Programação da 42ª Semana Literária e Feira do Livro

Dia 4/10

8h30 às 9h: Espetáculo “#mergulho, experiência teatral para ciranças”

9h às 9h30: Lançamento da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis

9h às 9h40 e 14h às 14h40: Contação de histórias “Historibulando”, com Patrícia Maia

15h às 16h: “A voz literária”, bate-papo com Bruno Ribeiro

Dia 5/10

8h30 às 9h: Lançamento da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis

8h às 9h e 14h às 15h: Espetáculo “O reino dos bonecos”, com a Cia. Curimim Açu

9h às 10h: “O corpo enquanto território”, oficina com Thays Pretti

19h30 às 20h30: “Caçador chegou tarde”, bate-papo com Luis Henrique Pellanda

Dia 6/10

9h às 9h40 e 14h às 14h40: “Chuva de contos”, com Rô Fagundes

14h às 14h40: Lançamento da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis

15h às 15h: “Livros para a infância”, bate-papo com o escritor Anderson Novello

Dia 7/10

16h às 16h40: “Chuva de contos”, com Rô Fagundes

Compartilhe: