REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Mergulhar fundo nas palavras e encontrar, no oceano infinito das histórias, experiências fantásticas. Ler, entender, imaginar, vivenciar. Os livros são como portas que se abrem para novos mundos, repletos de descobertas e conhecimentos.
A 42ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc Paraná exalta esse vasto universo da leitura e traz a Paranavaí uma série de atividades culturais e artísticas gratuitas voltadas para todos os públicos – e não é necessário retirar ingressos antecipadamente. A programação começa na próxima quarta-feira (4 de outubro) e segue até sábado (7).
O evento proporciona “um encontro com os livros e com diferentes linguagens artísticas”, resume Luciana Guedes, técnica de Cultura e Ação Social do Sesc Paranavaí. Durante os quatro dias, os visitantes poderão participar de oficinas, conversar com escritores, assistir às contações de histórias e conhecer obras de arte.
A magia começa logo na sala de entrada da unidade central do Sesc Paranavaí, decorada com livros e adereços. O Diário do Noroeste também faz parte da ambientação inicial e tem um espaço exclusivo dentro da 42ª Semana Literária e Feira do Livro – mas falaremos disso daqui a pouco.
Os visitantes seguem por um corredor repleto de haicais, que podem ser explicados, de maneira bem simplista, como poemas curtos, com métricas diferentes do modelo literário tradicional. O haicai, também chamado de haiku ou haikai, teve origem no Japão no século XVI e encontrou representantes no Brasil, por exemplo, o paranaense Paulo Leminski.
Depois de parar e ler alguns – ou muitos – haicais, o passeio pelo Sesc Paranavaí leva a um ambiente dedicado à tipografia, com ênfase ao DN. Fundado em 1955, é o segundo jornal impresso mais antigo do interior do Paraná, atrás apenas da Folha de Londrina.
Há quase 68 anos, o DN conta a história de Paranavaí e da Região Noroeste e apresenta temas de relevância estadual, nacional e internacional. “Tem uma grande importância patrimonial”, diz técnica de Cultura e Ação Social do Sesc Paranavaí.
A próxima estação é uma homenagem ao artista plástico paranavaiense Roberto Persil, com exposição de pinturas em tela e madeira e esculturas. Luciana Guedes elogia o trabalho dele e lembra que sempre atuou como multiplicador de arte e cultura em Paranavaí.
Uma pausa no trajeto. Os visitantes chegam ao auditório e têm a chance de assistir a apresentações artísticas, as mais diversas: música, dança, literatura, teatro… Na sequência, passam pelo estande da Biblioteca Cidadã Bolivar Penha, com acervo de mais de 100 livros, e participam da oficina de pintura. O passeio termina no espaço da Fundação Cultural.
As expectativas são altas e a técnica de Cultura e Ação Social calcula que milhares de pessoas visitem a 42ª Semana Literária e Feira do Livro, não só moradores de Paranavaí, mas também de outros municípios da região. Escolas públicas e particulares podem agendar excursões e levar os alunos para que se aventurem no mundo da literatura e das artes.
Nos quatro dias, a unidade do Sesc Paranavaí estará aberta para visitações das 8h às 11h e das 14h às 16h. O endereço é Rua Edson Martins, 1.760, perto da Praça dos Pioneiros. O telefone para contato é (44) 3474-8500.
Programação da 42ª Semana Literária e Feira do Livro
Dia 4/10
8h30 às 9h: Espetáculo “#mergulho, experiência teatral para ciranças”
9h às 9h30: Lançamento da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis
9h às 9h40 e 14h às 14h40: Contação de histórias “Historibulando”, com Patrícia Maia
15h às 16h: “A voz literária”, bate-papo com Bruno Ribeiro
Dia 5/10
8h30 às 9h: Lançamento da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis
8h às 9h e 14h às 15h: Espetáculo “O reino dos bonecos”, com a Cia. Curimim Açu
9h às 10h: “O corpo enquanto território”, oficina com Thays Pretti
19h30 às 20h30: “Caçador chegou tarde”, bate-papo com Luis Henrique Pellanda
Dia 6/10
9h às 9h40 e 14h às 14h40: “Chuva de contos”, com Rô Fagundes
14h às 14h40: Lançamento da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis
15h às 15h: “Livros para a infância”, bate-papo com o escritor Anderson Novello
Dia 7/10
16h às 16h40: “Chuva de contos”, com Rô Fagundes