(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
A programação envolve apresentações artísticas, feira de afroempreendedorismo, entre outras ações
Foto: Anpir
A programação envolve apresentações artísticas, feira de afroempreendedorismo, entre outras ações Foto: Anpir

17 A 23 DE NOVEMBRO

Semana Negritude celebra cultura e dá visibilidade a personalidades negras de Paranavaí 

De segunda-feira (17) a domingo (23), eventos vão enaltecer regionalmente as construções da população negra ao longo da história

MONIQUE MANGANARO

Da Redação

A cultura afro-brasileira será celebrada ao longo de toda a semana em Paranavaí. Têm início nesta segunda-feira (17) as atividades da 29ª Semana Negritude, evento promovido pela Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial de Paranavaí (Anpir) para enaltecer a contribuição histórica da cultura africana e dar visibilidade a personalidades locais. 

A semana, marcada pelo Dia Nacional da Consciência Negra, é o momento de valorizar regionalmente todas as construções da população negra ao longo da história, da culinária à música, da moda ao artesanato. “Nós temos uma região com uma densidade de população negra muito grande, mas pouca visibilidade. É um desafio grande, mas a gente tem tido uma evolução”, considera Celso José dos Santos, presidente da Anpir. 

Celso José dos Santos, presidente da Anpir, associação que realiza a Semana Negritude
Foto: Guto Costa

O objetivo é ocupar diferentes espaços, dar destaque a quem contribuiu e ainda contribui para o reconhecimento da cultura afro-brasileira em ambientes distintos. Por isso, o primeiro ato comemorativo será a entrega do Diploma Negritude de Personalidades Negras 2025 a quatro personalidades paranavaienses. A homenagem ocorre na Câmara Municipal de Paranavaí, na segunda-feira, às 19h. 

Na terça-feira (18), a programação chega ao ambiente acadêmico. O campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vai receber a exposição “A Cor da Universidade: Enegrescer a Unespar”, que destaca a identidade negra da instituição, valorizando personagens locais. 

A Feira Negritude de Afroempreendedorismo e Artesanato, na quarta-feira (19), vai reunir empreendedores e artesãos negros de Paranavaí para uma divulgação dos trabalhos. No mesmo dia, outras oito pessoas de reconhecimento local serão homenageadas com o prêmio Destaque Gente Negra 2025. 

No dia 20, feriado do Dia Nacional da Consciência Negra, a programação se estende ao longo do dia. “Tem show, tem desfile da beleza negra, infantil e adulto, roda de samba, varal ‘literáfro’ com apresentação de atividade”, cita Santos. 

A Semana Negritude se encerra com o Kizombar de Aniversário da Anpir, programado para o sábado (22), e o Festival Resistência é Arte, no domingo (23). “[O evento] é gratuito, está à disposição. Nós estamos destacando pessoas da cidade, fazendo um trabalho bastante educativo, e queremos que as pessoas participem, prestigiem, se integrem na nossa entidade”, convida o presidente.

A 29ª Semana Negritude é realizada em parceria com o Sesc Paranavaí, a Fundação Cultural, a Câmara Municipal de Paranavaí, a Unespar, a  APP-Sindicato Paranavaí e tem o apoio da Itaipu Binacional. 

Compartilhe: