Proposta deste ano foi escrever uma carta ao prefeito eleito de Paranavaí, Mauricio Gehlen, apresentando como seria a cidade dos sonhos
REINALDO SILVA
Da Redação
“Meu nome é Lara, estudo na Escola Deusdete e moro no Conjunto Habitacional Luiz Lorenzetti. Gostaria muito de ver novidades e benfeitorias no meu bairro e em nosso município. Escreve essa carta para fazer alguns pedidos e dar algumas sugestões, e se possível, o que senhor olhasse com carinho.”
Lara Gabriely da Cruz da Silva está concluindo o quinto ano do ensino fundamental. É aluna da Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto, em Paranavaí, e endereçou palavras ao futuro prefeito Mauricio Gehlen. A carta foi escrita como parte do desafio proposto pelo projeto Semeando Leitores, iniciativa do Diário do Noroeste em parceria com a Secretaria de Educação.
A menina foi a vencedora do concurso de redação e conquistou como prêmio uma bicicleta novinha.
Ao ser anunciada, Lara recebeu o abraço emocionado da diretora da escola, Mary Gislaine Gabriel da Cruz. A professora que orientou a produção da carta também manifestou felicidade ao ouvir o nome da aluna. Maria Aparecida Gomes dos Santos foi contemplada com R$ 1 mil.
Responsável pelo ensino de língua portuguesa, Maria Aparecida contou que a produção da carta tem reflexos dos conteúdos ministrados durante o ano todo. “Quando a gente vê o reconhecimento, a gente fica muito feliz, muito agraciada mesmo.”
A professora explicou que durante a preparação dos estudantes para o concurso, “pontuamos alguns assuntos, lembrando o que precisa, o que é necessário ali onde eles moram. E foi fluindo”.
Fluiu tanto que a aluna Lara conseguiu apontar as principais necessidades do bairro, com foco nas crianças. “Seria interessante que nossa cidade tivesse mais opções de lazer para o nosso público infantil. Como exemplo, nas nossas praças, poderiam ter mais aventuras, como pistas, trilhas, labirintos com escaladas adaptadas ao tamanho das crianças.”
CONQUISTA – O autor da carta classificada em segundo lugar também recebeu prêmio, um vale-compra de R$ 1 mil. Entre tantos sonhos para a cidade, Miguel sugeriu ao futuro prefeito que construa um “parque de diversões para a população, quando quiserem sair com suas famílias e amigos”.
O aluno da Escola Municipal Getúlio Vargas aproveitou a oportunidade para pedir melhorias no prédio onde estuda. “Não se esqueça das escolas, pois nesse período de calor, os ares-condicionados não estão funcionando, prejudicando a saúde dos alunos. Seria muito mais gostoso estudar com um clima mais fresquinho, você concorda?”
A cerimônia de premiação foi na manhã de quinta-feira (5) e reuniu os estudantes finalistas das 19 escolas municipais, além de professores e diretores.