Na quarta-feira (19), a comissão julgadora do projeto se reuniu para avaliar os 19 textos finalistas e escolher o grande vencedor
MONIQUE MANGANARO
Da Redação
A capacidade criativa e o olhar crítico dos estudantes participantes do projeto Semeando Leitores foram os destaques desta terceira edição do concurso. Na última quarta-feira (19), a comissão julgadora se reuniu para avaliar os 19 textos finalistas e escolher o grande vencedor.
Neste ano, a proposta para os quintos anos da rede municipal de ensino de Paranavaí era escrever uma notícia a partir de um fato relevante. O desafio pretende transformar os estudantes em verdadeiros jornalistas mirins.

Foto: Ivan Fuquini
Cada aluno escolheu um tema de interesse, pesquisou, entrevistou e redigiu o próprio texto. Ao final, coube a cada escola selecionar uma redação finalista, que foi avaliada pela comissão julgadora, formada por representantes da Secretaria de Educação (Seduc) e do Diário do Noroeste.
De iniciativas do poder público às brincadeiras que marcaram gerações, passando pela importância do jornal impresso em Paranavaí. Os assuntos foram diversos.
“Eles foram além com alguns temas inovadores, outros tiveram uma visão um pouco mais fechadinha do mundo, pensando dentro da escola, mas com um olhar muito legal daquilo que aconteceu. Eles perceberam o mundo, de uma forma ou de outra”, avaliou Milena Maronez Ganzaroli, supervisora pedagógica de Língua Portuguesa da Seduc.

Foto: Ivan Fuquini
A dedicação às produções também fascinou a equipe do Diário do Noroeste. Para o editor-chefe do jornal, Adão Ribeiro, escolher o melhor texto foi uma tarefa difícil. “O que me surpreendeu foram as ideias. Se a proposta era jornalista mirim, nós cumprimos plenamente, porque [tivemos] temas muito relevantes do cotidiano e deu para perceber que houve um esforço por parte das crianças e também o suporte das equipes das escolas”, considerou.

Foto: Ivan Fuquini
O objetivo do Semeando Leitores é incentivar o hábito da leitura e da escrita desde as primeiras fases da vida escolar. Por meio da parceria com a Secretaria de Educação, o projeto alcança centenas de crianças e estimula a aprendizagem.
A proposta deste ano também foi ao encontro de um conteúdo trabalhado dentro de sala de aula e que ainda é um desafio para muitas turmas: os gêneros textuais informativos. “As crianças dessa faixa etária [têm] uma familiaridade muito grande com textos narrativos. Quando passa para o jornalístico, dá para perceber uma certa dificuldade. Então, é uma proposta que casou muito, veio somente a acrescentar e ajudar muito no nosso trabalho”, disse a supervisora.
O texto vencedor da 3ª edição do Semeando Leitores será anunciado em 4 de dezembro, em cerimônia na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap). O estudante ganhará um notebook e terá a matéria publicada em uma edição do jornal nas versões impressa e digital. A professora responsável receberá uma poupança de R$ 1 mil e outros R$ 1 mil serão sorteados entre a comunidade escolar.
O projeto Semeando Leitores tem o apoio da Papelaria Lápis de Cor, Marin, Guguy, Capel, Grupo Incopostes, Unifatecie e Sesc Paranavaí.































