(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PROJETO EDUCACIONAL

Semeando leitores. Semeando sonhos. Semeando cidadania

REINALDO SILVA / Da Redação

A edição 2024 do projeto Semeando Leitores terminou em festa. A premiação do concurso de redação reuniu os 19 alunos finalistas, professores e diretores das escolas municipais de Paranavaí. Foram recebidos por representantes da Secretaria de Educação e do Diário do Noroeste, parceiros na organização. Também participaram o prefeito em exercício Pedro Baraldi e o futuro gestor Mauricio Gehlen.

Neste ano, os estudantes escreveram cartas para apresentar a Paranavaí dos sonhos. O destinatário, o prefeito eleito. Gehlen recebeu os textos e garantiu que lerá todos. O que for possível, colocará em prática.

“Assumi esse compromisso com as crianças, que muito daquilo que elas escreveram eu colocarei em prática, chamarei essas crianças para que o dia que esse programa ou essa sugestão esteja implantada, eu possa dar a elas, sim, a importância que foi uma sugestão delas para nós desenvolvermos o município de Paranavaí cada vez mais.”

Para o futuro gestor, incentivar o pensamento crítico entre as crianças é o caminho para a formação de cidadãos conscientes e participativos. “Isso nos motiva, nos energiza.”

Mauricio Gehlen disse que incentivar o pensamento crítico é o caminho para formar cidadãos conscientes e participativos
Foto: Ivan Fuquini

O prefeito em exercício também enalteceu o projeto Semeando Leitores, destacando que todas as iniciativas voltadas a descobrir talentos dos estudantes são bem-vindas. “Tivemos a oportunidade de conhecer a cartinha vencedora, e você vê nos detalhes como essa aluna conhece a cidade de Paranavaí. [Ela] coloca no papel tudo aquilo que a professora ensinou em sala de aula.”

Pedro Baraldi destacou que todas as iniciativas voltadas a descobrir talentos dos estudantes são bem-vindas
Foto: Ivan Fuquini

A vencedora do concurso foi Lara Gabriely da Cruz da Silva, aluna da Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto, no Jardim São Jorge (Conjunto Habitacional Luiz Lorenzetti). Na carta, a menina falou da realidade do bairro, opinou, sugeriu e encantou a comissão julgadora. O primeiro lugar rendeu a ela uma bicicleta. Em poucas palavras, disse que ficou feliz com o resultado e gostou muito do prêmio.

O secretário municipal de Educação, Luciano Gonçalves, afirmou que o projeto Semeando Leitores mostra a competência dos alunos para expor ideias e sonhos. A iniciativa é essencial, pois trata da leitura e da escrita.

Luciano Gonçalves enalteceu o papel do projeto, iniciativa que estimula a leitura e a escrita entre os alunos
Foto: Ivan Fuquini

O diretor-geral do Diário do Noroeste, Sérgio Carlos de Carvalho Filho, revelou felicidade diante da segunda edição do Semeando Leitores – a primeira foi em 2023. “Semear é desenvolver nas crianças a leitura e a escrita.” Complementou: “A educação é o futuro do Brasil, [por isso] que a próxima gestão possa abraçar as crianças e o projeto”.

Sérgio Carlos de Carvalho Filho: “A educação é o futuro do Brasil. Que a próxima gestão possa abraçar as crianças e o projeto”
Foto: Ivan Fuquini

A diretora-administrativa do DN, Bruna Carvalho, propôs uma reflexão aos presentes: “Qual é o nosso papel? O que temos semeado em nossas vidas? A educação e a sabedoria nos levam a alcançar todo e qualquer sonho. Tudo o que a gente sonha, a gente pode conquistar”.

Bruna Carvalho propôs uma reflexão: “A educação e a sabedoria nos levam a alcançar todo e qualquer sonho”
Foto: Ivan Fuquini

 
Compartilhe: