Evento é voltado a profissionais que atuam nas redes municipais de toda a Região Noroeste. Objetivo é tornar os serviços prestados à população cada vez mais eficientes
REINALDO SILVA
Da Redação
Considere a seguinte situação hipotética: o paciente sofre um acidente e precisa ser afastado das funções laborais por quatro meses. O tempo ocioso em casa desencadeia depressão. Além dos problemas físicos, psicológicos e emocionais que acompanham essa condição, há interferência direta nas relações familiares.
Entra o Sistema Único de Saúde (SUS), com o primeiro contato feito por agentes comunitários de saúde (ACSs), que atuam diretamente com a população. Visitam residências, conversam com os moradores, identificam demandas e fazem os devidos encaminhamentos. Para além disso, é preciso que trabalhem de forma integrada com a Vigilância em Saúde.
Na próxima sexta-feira (8), um seminário em Paranavaí apontará formas de garantir essa integração de maneira eficiente, a fim de fortalecer a rede de Atenção Primária em Saúde (APS). Com o tema “O olhar vigilante no território”, o evento, organizado pela 14ª Regional de Saúde, será no Centro de Conferências Professora Luzia Bana, no campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), das 8h às 17h.
Técnica da Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, a assistente social Maria da Penha Francisco explica que a primeira assistência, prestada pelos ACSs, gera informações que abastecem o sistema da Vigilância em Saúde. A tabulação desses dados permite detectar os principais problemas enfrentados pela população e, a partir daí, promover políticas públicas.

Foto: Prefeitura de Paranavaí
Durante o seminário de sexta-feira, equipes dos municípios da Região Noroeste apresentarão modelos de trabalho integrado que proporcionaram resultados positivos. Também terão a oportunidade de aprimorar os conhecimentos em vigilância em saúde; vigilância alimentar e nutricional; vigilância da saúde mental; vigilância em saúde do trabalhador; vigilância de serviços, alimentos e produtos; vigilância ambiental; vigilância epidemiológica; e emergência em saúde pública.
As palestras serão conduzidas por Taynara Michelato do Camor, bióloga da Saúde Ambiental; Elisângela Vandresen Gonçalves, enfermeira da Vigilância Epidemiológica; Priscilla Maestri Lehmkuhl, odontóloga da Vigilância Sanitária e da APS; Douglas Delatore, técnico da Vigilância Sanitária; Rodirlei Barbosa da Silva, enfermeiro da Vigilância Sanitária; Natália Feital Paszczuk, enfermeira da APS e do PlanificaSUS; e Maria da Penha Francisco.
O seminário faz parte das ações do PlanificaSUS, uma estratégia nacional de educação permanente, que busca consolidar a Rede de Atenção à Saúde, desenvolvendo competências, habilidades e atitudes nas equipes técnicas e gerenciais. O objetivo é qualificar e integrar os processos de trabalho e responder às necessidades dos usuários.