REINALDO SILVA
Da Redação
Qual é o papel do agente público nas políticas de saúde dos municípios? A resposta é abrangente e envolve a atuação em diversos setores, desde a organização administrativa e financeira até o atendimento final à população. Todas essas nuances serão discutidas durante o seminário organizado pela 14ª Regional de Saúde em parceria com a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Paranavaí, com programação nos dias 29 e 30 de maio.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
O objetivo é reunir representantes dos poderes Executivo e Legislativo da região, tais como prefeitos, vereadores e assessores, profissionais da área de saúde e acadêmicos. Interessados deverão se inscrever pela internet (encurtador.com.br/qGxuN) até o dia 27 de maio. O evento será no centro de conferências da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranavaí.
Nos dois dias, 29 e 30, haverá uma série de palestras, todas ministradas por profissionais que atuam na área de saúde, abordando temas como financiamento, estruturação das redes de atenção, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, vigilância epidemiológica, saúde da mulher e saúde do trabalhador. (Confira a programação completa a seguir.)
De acordo com Maria da Penha Francisco, técnica da Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, os participantes conhecerão ponto a ponto a dinâmica de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e como o fluxo organizacional faz toda a diferença no dia a dia, por isso requer atenção e empenho tanto de quem trabalha na área quanto de quem cria, fiscaliza e executa as leis.
Abaixo a lista de palestras:
Dia 29 de maio
9h45 – Quem é o agente público? Qual a sua missão?
(Maria da Penha Francisco – Vigilância em Saúde)
10h – O agente público e efetividade da política de saúde
(Carla Oliveira – enfermeira, assessora do Cresems)
11h – O papel da Ouvidoria nos municípios
(Laís Ventura – Ouvidoria estadual da Sesa)
14h – O acesso a RAS e seus pontos de atenção à saúde
(Maria Antonia Ramos da Costa – doutora em Enfermagem e diretora do campus da Unsepar)
15h – Luta pela saúde da mulher e o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna
(Ana Fedhaus – Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Sesa)
16h15 – Hesitação vacinal versus negacionismo. Como enfrentar essa dualidade? O que podemos fazer?
(Virginia Dobkwski – coordenadora estadual do Programa de Imunização da Sesa)
Dia 30 de maio
9h – Assistência farmacêutica no SUS: organização e desafios
(Deise Pontarolli – Departamento de Assistência Farmacêutica da Sesa)
9h40 – A política da Vigilância em Saúde
(Rodirlei Barbosa – Vigilância em Saúde da 14ª RS)
10h05 – Qual a importância da Vigilância Epidemiológica?
(Jane Camargo – Vigilância Epidemiológica da 14ª RS)
10h30 – Saúde do Trabalhador
(Aline Guedes – coordenadora técnica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Sesa)
11h – A política de vigilância em saúde e vigilância ambiental
(Roselane Langer – Divisão de Zoonoses e Intoxicações da Sesa)
11h30 – Papel da Vigilância Sanitária na promoção e proteção da saúde
(Patrícia Capelo – Vigilância Sanitária de Serviços da Sesa)
14h – Doação de sangue: estratégias educativas para doação voluntária de sangue
(Lucas de Oliveira – chefe do Hemonúcleo Regional de Paranavaí)
15 – Mesa redonda: Planejamento urbano e saúde – como o desenho das cidades impacta a saúde dos moradores
(Guilherme Ruiz – secretário de Desenvolvimento Urbano de Paranavaí; Andreia Vilar – secretária de Saúde de Paranavaí; e Carlos Henrique Rossato Gomes – ex-prefeito de Paranavaí).