(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

EM PARANAVAÍ

Seminário reforça importância de prefeitos e vereadores conhecerem a dinâmica do SUS

Temas abordados por palestrantes nos dois dias de evento fazem referência a diferentes áreas de abrangência do Sistema Único de Saúde, especialmente na atenção primária

REINALDO SILVA

Da Redação

Se os prefeitos e os vereadores não entenderem a importância da unidade de atenção primária, não conseguirão resolver 95% das questões de saúde no município. A falta de conhecimento é um problema para o sistema de saúde, para a rede de atendimento.

Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.

A análise é da assistente social e técnica da Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, Maria da Penha Francisco, uma das palestrantes do seminário “O agente público e seu protagonismo na política pública de saúde nos municípios”. O evento começou na manhã de quinta-feira (29) e segue com diversas atividades nesta sexta-feira (30).

Maria da Penha Francisco falou do papel dos agentes públicos na construção das políticas de saúde
Foto: Ivan Fuquini

Idealizado pela Comissão de Saúde, Esporte e Assistência Social da Câmara de Vereadores em parceria com a 14ª Regional de Saúde, o seminário reúne prefeitos, vereadores e servidores públicos de diferentes municípios do Noroeste do Paraná.

O vereador de Paranavaí e presidente da Comissão de Saúde, Luiz Aparecido da Silva, popularmente conhecido como Mancha, explica que a iniciativa tem como objetivo fazer com que os vereadores “saiam daqui com 100% de conhecimento na área da saúde”. De forma prática, ter acesso às informações torna possível fiscalizar de maneira mais efetiva e cobrar dos gestores municipais o aprimoramento dos serviços prestados à população.

Luiz Aparecido da Silva (Mancha) disse que o conhecimento permite fiscalizar de maneira mais efetiva
Foto: Ivan Fuquini

A técnica da 14ª Regional de Saúde reforça a necessidade da capacitação continuada. “O SUS [Sistema Único de Saúde] muda direto, e o bom é que tem tudo escrito. Só que quem não é da área não lê muito e acaba não ficando sabendo. Então, mesmo para nós, enquanto profissionais de saúde, ter novos conhecimentos é sempre necessário.”

O prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen, manifesta aprovação à realização do seminário. “Estarmos aqui apoiando essa iniciativa dos vereadores de nossa cidade e trazendo pessoas da região para discutirmos isso [saúde pública] é sempre muito importante. Quanto mais envolvimento tiver, mais nós conseguiremos amenizar as dores dos nossos munícipes.”

Gehlen acrescenta: “Tenho muita empatia com as pessoas e sei o tanto que passam. Sei que temos dificuldades para poder atender a população como ela merece. Então, se nós nos unirmos, fizermos esses entendimentos e fizermos com que isso possa ser amenizado, já é uma conquista muito grande”.

Esse entendimento, diz Maria da Penha Francisco, revelado na adesão de representantes de diferentes municípios da região, é essencial, pois prefeitos e vereadores “é que dão base para que os profissionais de saúde que estão lá na ponta executem as ações”.

Lideranças de Paranavaí e da Região Noroeste compareceram no primeiro dia de evento
Foto: Ivan Fuquini

Os temas abordados nos dois dias de evento fazem referência a todas as áreas de abrangência do SUS, por exemplo, o papel da ouvidoria, o acesso à rede de atenção à saúde, a saúde da mulher e a mortalidade materna, a saúde do trabalhador, a assistência farmacêutica, as políticas de vigilância em saúde, epidemiológica, ambiental e sanitária, a vacinação, investimentos públicos, administração de recursos e planejamento urbano.

O seminário é realizado no Centro de Conferências Professora Luzia Bana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranavaí.

Compartilhe: