O Sistema Faep/Senar-PR ampliou o acervo da Biblioteca Virtual, espaço hospedado no site da instituição que disponibiliza cartilhas e materiais de orientação a produtores rurais, técnicos e demais públicos do setor agropecuário. Agora, 11 novos títulos estão disponíveis no espaço online, nos formatos PDF e Pageflip. O acesso às publicações é integralmente gratuito. As informações são da Coordenação de Comunicação Social do Sistema Faep/Senar-PR.
Entre os novos títulos, estão disponíveis publicações que orientam o homem do campo em relação a temas específicos – como as cartilhas “Energia solar fotovoltaica”, um guia sobre energias renováveis no setor agropecuário; e “Descomplica Rural”, que detalha o programa do Governo do Paraná que agilizou a emissão de licenças ambientais. Também foi compartilhada a “Cartilha Segurança Rural”, que traz dicas e recomendações voltadas a evitar que produtores rurais sejam vítimas de crimes em suas propriedades.
Na seção Pecuárias, foram disponibilizadas três cartilhas: uma sobre os javalis e modos de controle; uma sobre o uso de dejetos suínos como fertilizante orgânico; e uma sobre a Lei de Integração e o funcionamento das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs).
“A ideia foi incrementar a Biblioteca Virtual, concentrando em um único espaço os materiais de cursos e publicações de outra natureza, como conteúdos institucionais, cartilhas sobre programas específicos e outros materiais de orientação. A partir dessa concentração no mesmo local, melhoramos a experiência do nosso usuário”, explica o gerente do Departamento Técnico (Detec) do Sistema Faep/Senar-PR, Arthur Piazza Bergamini.
Acervo completo – Lançada em junho, a Biblioteca Virtual soma 69 títulos publicados. Todos os materiais estão catalogados na Biblioteca Nacional e possuem ISBN (International Standard Book Number), que, em uma tradução livre, significa Padrão Internacional de Numeração de Livro. Esse Sistema internacional padronizado de identificação de livros permite que cada obra tenha um único número de acordo com o título, país, autor, editora e até mesmo edição. Além disso, esse código possibilita que as cartilhas do Senar-PR sejam identificadas em qualquer lugar do mundo.
A intenção é que, aos poucos, outras cartilhas dos mais de 300 cursos do Senar-PR também passem a fazer parte do acervo da Biblioteca Virtual. Futuramente, a proposta é incluir os materiais no aplicativo do Sistema Faep/Senar-PR, que pode ser baixado gratuitamente na Apple Store ou na Play Store. “Uma das missões do Senar-PR é levar desenvolvimento ao setor rural por meio de suas capacitações. A disponibilização desses materiais segue essa lógica, pois são conteúdos qualificados e gratuitos”, ressalta Bergamini.
Para acessar a Biblioteca Virtual e conferi as novas publicações, o endereço é sistemafaep.org.br/biblioteca-virtual/