Aluno do Colégio Agrícola Estadual de Toledo, na região Oeste do Paraná, o jovem Eduardo Antônio Marochio Lourini sempre soube da importância das novas tecnologias para o setor agropecuário. Mas ainda não tinha tido a oportunidade de entrar em contato direto com as novidades da era digital, que não eram contempladas na grade tradicional do curso. Isso começou a mudar no início do segundo semestre de 2023, quando o SENAR-PR deu início ao Agropecuária 2030, programa de formação profissional voltado aos 23 colégios agrícolas do Paraná. Em um dos módulos – o de Agricultura de Precisão (AP) – o estudante de 16 anos se maravilhou com a revolução que softwares e imagens de satélite podem propiciar ao campo.
“Eu sabia que essas tecnologias já vinham sendo usadas no meio rural, mas nunca tinha tido a experiência. O curso trouxe isso e é impressionante”, define Lourini. “O mapeamento digital permite inúmeras informações detalhadas da área e, a partir disso, uma produção mais eficiente. Com certeza, isso é o futuro”, complementa.
A partir de um convênio com o governo estadual firmado em 30 de agosto, o SENAR-PR passou a levar o programa Agropecuária 2030 aos mais de 1,5 mil alunos dos 23 colégios agrícolas, colocando-os em contato com conceitos e disciplinas que não estão na grade curricular. A parceria se estenderá por 60 meses – cinco anos –, que podem ser prorrogados. Os estudantes serão preparados para dominar conceitos e tecnologias que puxarão o desenvolvimento do setor agropecuário paranaense ao longo da próxima década. E mais: o Sistema FAEP/SENAR-PR vai investir R$ 2 milhões em equipamentos, como drones, aparelhos de GPS e amostradores de solo, que serão usados nas aulas.
O programa conta com quatro módulos. Três deles já estão em aplicação: o de Mecanização Agrícola e o de AP (com duração de 40 horas cada um), e o de Drones Agrícolas (com 20 horas). O SENAR-PR também está concluindo a elaboração de um módulo de Pecuária (que terá 20 horas), a ser levado às salas de aula nos próximos meses. A parceria revela a importância que os colégios técnicos agrícolas têm para o Sistema FAEP/SENAR-PR.
“Esses jovens são os agricultores e pecuaristas do futuro ou mesmo os profissionais que vão dar assistência. Com esse programa, nós colocamos os alunos em contato com o que há de mais moderno em tecnologias e em conceitos aplicados ao setor agropecuário. Queremos que esse programa seja a porta de entrada desses meninos e meninas para a era digital e para o sistema de representatividade”, ressalta o presidente
do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.